sábado, 2 de fevereiro de 2008

Casa Agrícola Brum completa 118 anos

e o Seu Museu 18 anos
.
.
Hoje, 2 de Fevereiro de 2008, a Casa Agrícola Brum Lda. comemora 118 anos de actividade ininterruptamente produzindo, ao longo de todo este tempo, vinhos de qualidade. Um caso ímpar nos Açores.
Autêntica "dinastia" dum ramo da Família Brum, existente na ilha Terceira, conta já cinco gerações, em que se destacaram homens, como o seu fundador, Francisco Maria Brum e continuadores da força de Manuel Gonçalves Toledo Brum, Fernando Linhares Brum e Luís Manuel Mendes Brum, sem esquecer Maria de Lurdes Garcia Pinheiro Brum, mulher do último, que tem sabido partilhar com ele notável e incansável labor.
Paralelamente, há 18 anos, isto é, no centenário, os Brum abriram o seu Museu do Vinho, nas instalações que possuem nos Biscoitos.
Esta unidade museológica, instalada nas adegas da Casa Brum, conta com notável espólio de objectos e documentos, a maior parte meticulosamente conservado ou recolhido ao longo de muitos anos. Acresce o facto de que a Família guarda, ainda, um notável acervo arrecadado por não ter lugar para o expor, no momento.
Não podemos esquecer que esta casa continua a produzir os licorosos "Chico Maria"(seco. meio-seco e doce) e os vinhos de mesa "Donatário", Da Resistência" e "Ramo Grande", todos com base na casta Verdelho dos Açores, considerados dos melhores vinhos açorianos, em certames, a nível nacional, como no estrangeiro.

J.B.B.



2 comentários:

Luís Elmiro disse...

Parabéns, Luís e restante família Brum, pela Casa Agrícola, pelas "pomadas" e pelo Museu que atinge agora a maioridade!!!!

Bagos de Uva disse...

Obrigado pela parte que me toca!
Saudações enófilas