sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Origem do Vinho

Rezam escritos antigos (Valleesius, Phylosophia sacra, 1596, e Sachas, Ampélographie, 1663), que a origem do vinho deve-se a Noé, por este ter sido o primeiro a esmagar uvas, pura curiosidade, tal como acontecera com outros produtos alimentares.
Segundo Ezler (Izagoge phisico magico, medicale,1630), Noé começou a plantar vinha e a espremer os bagos de uva por ter solto um bode em Coricum, uma montanha da Cilicia, que comera uvas da vinha selvagem, hoje denominada de Labrusca, e ficando embriagado atacou outros animais às marradas. Noé vendo tal coisa achou por bem começar a plantar a Labrusca e tratando-a com todo o cuidado, inclusivamente regando-a com sangue de leão, "para a reconfortar em espírito" e de "sangue de cordeiro místico" para a tirar do seu estado selvagem. Tendo as videiras dado belíssimas uvas.

Ilha de São Miguel -Açores. Foto de J.P.B.- 14.02.2008.
Este belo exemplar caprino aguarda que Noé o solte...

Mas há, variados cronistas, cada um com a sua tese. Por exemplo Quitorpius (In Genisim, 1646), tira as suas conclusões a partir de textos sagrados. A existência do vinho é anterior ao dilúvio, tanto mais que o próprio Deus disse aos homens que o dilúvio era destinado a castigar aqueles que comiam e bebiam, melhor, que se embriagavam (math. 17-28), e que Noé começara a beber com moderação.
Na Bíblia: "A seguir ao dilúvio, Noé principiou a tornar-se um homem dos campos, plantou vinha, bebeu vinho e embriagou-se" (Génesis). Mas, aqui nada nos leva a pensar no primeiro vinho.
Também Rhodoginus (Lectiones antiquoe) afirma que a primeira vinha foi encontrada em Plinthina. Mas segundo uma lenda muito conhecida, Baco (Dionísius), ensinou a cultivar vinha aos índios "que ele conquistou com um exército de homens e de mulheres armados de tirsos carregados cheios de uvas, como de frechas se tratasse". Foi também Baco que através de Deucalião ensinou os gregos o cultivo da vinha, que mais tarde o fizeram deus.
Baco era conhecido pelos egípcios com o nome de Oziris, Dionísius pelos índios e Adonis pelos àrabes.

O que é VINHO?

No Dicionário do Vinho, uma obra do conhecido Escanção Francisco Esteves Gonçalves, o Vinho é assim descrito: "é um produto proveniente da fermentação, pelas células de leveduras e também, em certos casos, pelas células de bactérias lácticas, do sumo, do esmagamento ou maceração das células das uvas".

Sem comentários: