sábado, 16 de fevereiro de 2008

Uma Acção de Enogastronomia

Recebemos da Professora Doutora Maria Teresa Ribeiro de Lima o relato de uma Acção de Enogastronomia, realizada no Campus Universitário de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, que hoje publicamos. Já no dia 26 de Novembro de 2007, nos referimos à U.A. com o título: Universidade prepara Guias da Natureza.

Uma Acção de Enogastronomia
Teresa Lima*

No dia 19 de Janeiro pp através da disciplina de Cozinha e Património Gastronómico do Curso de Guias da Natureza, a Professora Teresa Lima da Universidade dos Açores, Confreira co-Fundadora da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, e Grão Escanção da mesma Associação, foi convidada pelo Professor Eduardo Dias, docente da referida disciplina, para leccionar uma aula no âmbito da enogastronomia.

Apesar das más condições climatéricas, dos 13 alunos inscritos para esta acção compareceram os seguintes: Tânia Margarida Oliveira Santos; José Henrique Martins Machado; Isabel Maria Coelho da Silva; Ulisses Fernando Linhares Rosa; Regina Maria Pinheiro Cardoso; Filipe Ribeiro Lourenço; Filomena de Fátima Rocha Vieira; Maria Ponciano Lima e Luís António Nascimento Parreira.


A acção decorreu durante quatro horas. Foi dividida em três partes. A primeira parte fez-se uma abordagem aos países produtores de vinho tendo em conta as áreas de produção de vinha, os volumes produzidos de vinho e seus valores económicos a nível mundial, europeu, nacional e regional. A nível nacional e regional fez-se também referência às regiões demarcadas de vinhos de qualidade e às dos vinhos regionais.
Na segunda parte através de um DVD foi-lhes permitido visualizar atitudes comportamentais das pessoas no consumo moderado de vinhos e sua associação aos hábitos alimentares. Tiveram também oportunidade neste meio áudio visual de captar o conceito de "terroir" e as tecnologias de vinhos brancos e tintos.
Na terceira parte teve lugar um exercício de apreciação de vinhos através de uma ficha intitulada "Saber Beber", onde se solicita a resposta a três questões. Nas respostas detectou-se uma sensibilidade e predisposição para a apreciação dos três produtos em questão.
Esta aula foi criteriosamente elaborada, tendo em atenção a limitação imposta pela carga horária, de modo a que as matérias fossem devidamente absorvidas pelos participantes na medida em que as matérias fossem devidamente absorvidas pelos participantes na medida em que o vinho deve ser tratado como um produto turístico.


Neste domínio, a Universidade dos Açores através da Professora Teresa Lima desenvolveu um projecto ENOTURMAC que trouxe pela primeira vez aos Açores a dinâmica de pensar o "Vinho como Produto Turístico".
No final foi feito um apelo aos futuros Guias da Natureza para se empenharem na preservação e desenvolvimento do Património Vitivinícola dos Biscoitos.
O entusiasmo que se criou entre a docente e os alunos foi significativo para o sucesso desta aula. Seria importante que, numa acção futura desta natureza, o tempo fosse alargado.

* Professora da Universidade dos Açores/Departamento de Ciências Agrárias.


Sem comentários: