terça-feira, 11 de março de 2008

15º Aniversário da Confraria do Verdelho

No dia 10, do corrente mês de Março, completou 15 anos, aquela que foi a primeira Confraria a entrar em acção nos Açores, criada com a finalidade de defender e promover, não só os vinhos provenientes da casta verdelho dos Biscoitos, como todo o vinho de qualidade que se produz na Região Autónoma dos Açores.

Aniversário comemorado com um jantar evocativo no restaurante típico “Ti Choa”, situado à Grota do Margarida N º 1, na Serreta, o vinho escolhido para a refeição foi o “Donatário” de excepcional colheita, cuja apreciação coube à Grão Escanção Teresa Ribeiro de Lima.


Presentes uma vintena de Confrades que proporcionaram um clima de grande confraternização e amizade. Usou da palavra o Grão Mestre Jácome de Bruges Bettencourt, que depois de ler algumas mensagens de congratulação pelo acontecimento, como uma da Vice Grão Mestre Irene Ataíde, historiou alguns momentos importantes da vida da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos e lembrou que estamos a pouco mais de um mês da realização do II Simpósio das Confrarias Báquicas e Gastronómicas de Portugal, promovido pela nossa Confraria que vai ter lugar na cidade da Praia da Vitória com o apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Governo Regional dos Açores.

Jácome de Bruges afirmou que só com a presença de todos os confrades, produtores, técnicos, enólogos, enófilos, as dezenas de Confrarias vindas de fora e os oradores convidados, será possível contribuir para o êxito de mais esta jornada



Pela apresentação e confecção dos pratos apresentados a família Cardoso foi chamada à sala tendo-se ouvido na altura uma sonora salva de palmas.
Há um ano o Aniversário da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos foi comemorado em Lisboa, na Casa dos Açores. E a reportagem da RTP-Açores...
A.P.

Sem comentários: