sábado, 8 de março de 2008

A estética feminina

A graça, melodia dos gestos.

Ser formosa, ser bonita, ser graciosa!

Eis três termos diferentes de estética feminina.
A formosura é uma questão de arquitectura, de escultura, de plástica, de dotes naturais.
A boniteza é uma questão de originalidade, de prendas, muitas vezes imprevistas.
A graça é uma reunião de movimentos harmónicos, fáceis, rítmicos, imprevistos, também algumas vezes uma melodia.
Uma pura e fria formosa fatiga em pouco tempo. Pode-se demorar um pouco mais na contemplação de uma bonita mulher. Mas uma mulher graciosa encanta muito mais. A formosura fulmina, a boniteza agrada, mas a graça faz mais: prende.
Basta um gesto para mostrar a graça... mas veja-se tudo o que há nesse gesto, tudo o que em ele se harmoniza.
Se o busto se curvou, o peito levanta-se, a cabeça inclina-se, os lábios sorriram, os músculos da face contraíram-se, as narinas estremeceram, os olhos brilharam.

A arte de ser graciosa

Três grandes princípios: a agilidade, a variedade e ritmo.

Mas a agilidade tem inimigos: é a gordura que torna pesados os movimentos, a magreza que os exagera, a timidez que os torna hesitantes, a indolência que os torna lentos, a afectação que os torna pedantes.
A variedade também se dá por oposição: se uma perna de inteiriça, a outra se torna flexível, se um braço se estende, o outro encolhe-se. E o rítmico coordena esses movimentos, falo-os “jogar” conjuntamente ou unanimemente.

Vigiem-se pois para se tornarem graciosas, e sobretudo para se conservarem como tal. As atitudes só são realmente graciosas quando são bem naturais,
E quando os movimentos do corpo são graciosos, as feições tomam uma harmonia encantadora. A inteligência ressalta no brilho dos olhos. A bondade do coração dá à boca um jeito significativo. O espelho torna-se o reflexo das qualidades morais.

A mulher tem o dom de ser graciosa em tudo.A mulher não pode ser formosa ou já o não ser. Que importa?... É graciosa, o que ainda é melhor,Quanto aquela que sendo bela, sabe ser graciosa, tem garantia para sempre a sua beleza.

Se...
A formosura não dá segurança.
Afinal todos sabemos que “mais vale cair em graça do que ser engraçada”.

...que tal ao natural?

A mulher nunca envelhece : http://bagosdeuva.blogspot.com/2008/03/mulher-nunca-envelhece.html

Sem comentários: