quinta-feira, 24 de abril de 2008

Verdelho tem novos confrades

No âmbito do II Simpósio das Confrarias Báquicas e Gastronómicas de Portugal, precedida de um desfile, realizou-se hoje na Praia da Vitória, nos Açores, a Investidura de novos confrades na Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.

A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde decorre o Simpósio, tendo assistido para além das delegações das Confrarias participantes o senhor Presidente da Câmara e Vereadores; Representante da República para a Região Autónoma dos Açores; Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores; Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores e Presidente da Federação das Confrarias Báquicas.

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entre outras personalidades

Abriu a sessão o Grão-mestre da C.V.V.B., senhor Jácome de Bruges Bettencourt. Do seu discurso respingamos alguns excertos:

“O dia de hoje, véspera de data festiva, será mais um dia grande para a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos por várias razões.

Vai decorrer mais uma cerimónia solene duma sua investidura, a décima segunda, efectuada no décimo quinto ano da sua existência. Ficando assim humanamente mais enriquecida.

Sem dúvida, com sangue novo, ao receber no seu seio três jovens, todos oriundos de terras com vinhedos.

Dou fé, ao acompanhar a vida de José Almeida, hoje professor, do seu interesse, mesmo grande empenho em preservar patrimónios seculares, defender causas relacionadas com a delapidação de valores únicos que a ignorância ou a ganância ou especulação teimam em destruir, com falsas capas de progressos.

Conheço as boas intenções do Paulo, um amante da música, já maestro e do Luís Miguel, um biólogo, de quem muito se poderá esperar.

Que esse entusiasmo nunca esmoreça.

Agora que se iniciam como Noviços, são esperança do futuro.

Quanto ao Grau de Mérito o senhor António Fernando Espínola Godinho, Mestre Adegueiro que honra a classe, um técnico feito no terreno, pela prática vivida. Um Homem respeitado, a quem os produtores pedem conselhos. Um amigo de ajudar quem dele se abeira. Penso que todos sabem o que vale, o conhecem e admiram.

Sem dúvida que o Mérito dele vale tanto como o dos Confrades que têm outras habilitações e foram ou são nossos governantes.

Relativamente ao Dr. Fernando Meneses que recebe o Grau de Honra de Devoção, é o 2º a receber esta distinção. O primeiro a merecê-la está aqui connosco hoje, o Conselheiro Sampaio da Nóvoa.

O Confrade de Honra e Devoção, Conselheiro Sampaio da Nóvoa sempre presente.

Jácome de Bruges ainda referindo-se a Fernando Meneses “ É da minha Terra, da cidade da Horta, ilha do Faial”. e mais à frente recordava “os dois avós por sinal possuíram terras de pomares e vinhas no Pico, pelo que lhes ensinaram valores que tem a ver com os que defendemos”.

“O Dr. Fernando Meneses para além do advogado distinto, brilhante que é, e um cidadão que tem sabido estar na política com notória dignidade, diria mesmo sabedoria”.

O Confrade Miguel Amorim durante a apresentação do vinho para a cerimónia, no caso o "Pedras do Lobo"

Os Novos Confrades selando o compromisso com o Verdelho dos Biscoitos

O Confrade de Honra e Devoção, Fernando Meneses, após as investiduras referiu:

“Fruto da videira mas também de inimagináveis estórias e lendas, saboreado por gente de toda a condição, o vinho não é, nem nunca foi, uma simples bebida.

De origens não apuradas com rigor, o vinho terá surgido há milhares de anos por mero acaso, como acontece em muitas descobertas desta natureza, sendo desde cedo bebida de culto e de insondáveis atributos ao longo dos tempos e de civilizações.

Aos Açores terá chegado com os povoadores, cultivando-se em vários lugares e também aqui nas curraletas do litoral norte desta terceira ilha a ser descoberta.

Resultado de esforçado trabalho e de muita arte, da lava vulcânica que forma a ilha, nascia o Vinho de Verdelho dos Biscoitos, património báquico de elevada qualidade que esta Confraria valoriza e protege desde 1993”.

Embora apreciador de vinho e em particular de Verdelho dos Biscoitos, estava longe de imaginar que seria merecedor da honrosa distinção que me é hoje conferida.

Como é uso nestas cerimónias, agradeço também em nome de todos os investidos, a distinção concedida que nos vincula na defesa, promoção, valorização e divulgação do Vinho Verdelho dos Biscoitos”.

Os novos Confrades do Vinho Verdelho dos Biscoitos foram alvo dos fotógrafos.

Sem comentários: