terça-feira, 13 de maio de 2008

Café Portugal - Passeio de Jornalistas

Rui Dias José, idealizou, projectou, planeou e organizou, tal como há 13 anos, mais uma Operação: Açores. E foi capaz!...

Com um programa cheio, a transbordar, de 1 a 12 de Maio, 20 Jornalistas percorreram as ilhas do Faial, São Jorge, Pico e Terceira.Estes profissionais da comunicação social permaneceram de 9 a 12 do corrente mês na ilha Terceira, visitando e apreciando a Fábrica do Queijo Vaquinha (empresa privada), nas Cinco Ribeiras, a Fajã da Serreta, Interior da ilha, Furnas do Enxofre, Algar do Carvão, a Caldeira Guilherme Moniz, a Região Demarcada de Toiros, São Sebastião, Impérios do Divino Espírito Santo, Baía da salga e Porto Judeu.

Apreciaram a Calheta dos Biscoitos, as típicas curraletas de vinha, onde se situa a maior mancha contínua da casta “Verdelho dos Açores”, Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Limitada (empresa privada).Ainda nos Biscoitos tiveram ocasião de assistirem a uma coroação do Espírito Santo.

Patrícia Jota apaixonou-se pelo "Donatário" dos Biscoitos.

Desde que a coroa portuguesa passou a ter quatro imperiais,a "Real Coroa do Divino Espírito Santo"sofreu também modificação idêntica,refere J.J. Pinheiro nas "Épocas Memoráveis".

Os Jornalistas vendo passar a Coroação

Com paragem nas Quatro Ribeiras, seguiram até ao Pólo Agrícola da Escola Profissional da Praia da Vitória com sede na freguesia de Vila Nova, o Museu do Carnaval na Vila das Lajes, Serra do Cume, Porto Martins Miradouro do Facho na Praia da Vitória e ruas desta Cidade da Ilha Terceira, com paragem na Casa de Vitorino Nemésio.O dia 12 foi dedicado a Angra do Heroísmo, cidade Património Mundial. Vistas à baía que lhe deu o nome, Paço do Concelho, Colégio dos Jesuítas, Palácio dos Capitães Generais, A Clausura no Convento de S. Gonçalo (século XVI), Sé Catedral Angra, Palácio Bettencourt e ruas da cidade. Depois, foram ao Monte do Brasil, visitando aí o Castelo de são João Batista, deslocando-se para o lado oposto de Angra, ou seja o Alto da Memória, com passagem pelo Jardim Duque da Terceira.Estes jornalistas, a maioria conhecidos gastrónomos e provadores de vinhos, fizeram questão de exigir produtos da ilha Terceira nas sua refeições, o que não nos surpreendeu.

Jornalistas e órgãos de informação:

Alexandre R. Almeida, Agência Lusa;Ana Lúcia Rojas, Folha de São Paulo (Brasil);Anabela Pereira, Semanário; António Soares, Jornal de Notícia;Antunes Amor, Turisver/Publituris; Belém Rodrigo, ABC (Espanha);Bruno Almeida, Epicur;Carla Santos, Free Lancer;Daniel Lam , Diário de Notícias;José Quitério, Expresso;Marie-Line Arsicaud, Rádio France (ORTF);Mário van Grichen, Organização;Mónica Ameijeiras, El Periódico de Catalunha/Agência Europa Press;Nuno Miguel Silva, Diário Económico;Patrícia Jota, Viagem e Turismo/Cláudia/VEJA (Brasil);Raquel Calçada do Rio, Agência Lusa;Rui Dias José, Organização;António Santos Mota, Revista “O Escanção”;Vasco Simões, El Mundo (fotógrafo) e Virgínia Lopez, El Mundo.

1 comentário:

Terceirense disse...

Parabéns pelo excelente artigo que marcou o passeio de jornalistas pela nossa ilha.

Cumprimentos