quinta-feira, 15 de maio de 2008

III Congresso sobre as Festa do Espírito Santo

"TEMPO DO VENTO E DA PROCURA"

Inicia-se hoje, no Centro Cultural e de Congressos em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, o III Congresso Inte

rnacional sobre as Festas do Divino Espírito Santo, numa iniciativa da Direcção Regional das Comunidades da Presidência do Governo Regional dos Açores.Neste evento participam mais de 30 pessoas (moderadores portugueses e brasileiros) que abordarão sociologicamente a influência deste culto religioso.

Trata-se de um encontro bienal, tendo a primeiro sido realizado no ano de 2004, em Santa Catarina e o segundo em 2006 no Rio Grande do Sul(Brasil).De 15 a 19 do corrente mês, os participantes participarão no próximo dia 17 na recitação do terço e no dia 18 numa “função”na freguesia do Raminho.

Alguns já visitaram a freguesia dos Biscoitos, onde hoje, quase todas as freguesias da ilha se vão abastecer de vinho para o próximo (segundo) Domingo de Bodo do Espírito Santo.

É a tradicional "Quinta -Feira do Bodo", a segunda e última deste ano.Registando a alegria de “ir buscar o vinho para o Bodo”, encontramos no Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum Limitada, alguns dos intervenientes no Congresso.

Como por exemplo a Professora de Geografia e Investigadora Doutora Maria Roselaine da Cunha Santos Boemeke, do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, Rio Grande do Sul, que abordará durante o painel: "tempo de Vento e da Procura", A Herança luso - açoriana em São Lourenço do Sul; a Professora Doutora e Investigadora Regina Lúcia Reis de Sá Britto Fss; o Gestor Público José Marcos Fiss e a Professora Doutora de Matemática e Investigadora de Folclore Luzamira Garcia.

Deixamos aqui o registo fotográfico do encantador grupo quando se encontrava nos Biscoitos.

Da esquerda: Luzamira Garcia ( Piratini) Maria Da Cunha Santos Boemeke,
Regina Reis Sá Britto Fiss e Marco Fiss (Pelotas)


Curiosidade: a Professora Luzamira Garcia confidenciou -nos, em Biscoitos, que foi um "Brum" da ilha Terceira que fundou uma fábrica de cerveja em Piratini. Vejam só! Que dirá o Luís Mendes Brum, Confrade Báquico!? Enfim, uns são discípulos de Baco outros já o foram, ou são de Gambrinus!
.
Eloísa de Toledo

Sem comentários: