sábado, 14 de junho de 2008

Cátia Medina investiga Lagares nos Açores

No âmbito da disciplina de História das Técnicas do Curso de Património Cultural, na Universidade dos Açores, a aluna Cátia Medina, natural da ilha das Flores, elaborou um trabalho sobre os Lagares nos Açores, incidindo essencialmente nas ilhas São Jorge e Terceira.

Cátia Medina (à direita) com a sua colega Liliana Silva
Foto: Dr. João Paulo Constância

Para tornar mais real o seu percurso de investigação deslocou-se ao Museu Carlos Machado, na cidade de Ponta Delgada, ilha de S. Miguel, no qual está presente um Lagar de Vara e Fuso. A aluna afirmou-nos: “a visita ao Carlos Machado, foi bastante elucidativa, para perceber o que era um lagar, pois até aqui nunca tinha visto nenhum ao vivo, penso que não existe nenhum na minha ilha, pelo menos que eu tenha conhecimento”.

Na altura em que visitou o “Carlos Machado”, este estava encerrado para obras de restauro, todas as peças estavam cobertas, como medida de protecção, no entanto o lagar estava descoberto, talvez devido às suas dimensões.

Segundo Cátia Medina, “esta visita só foi possível através do Doutor João Paulo Constância” ao qual a aluna fez rasgados elogios: “o Doutor João Paulo, foi bastante simpático e atencioso, deu todas as explicações possíveis e necessárias".

Pelo que apuramos, a persistente, Cátia Medina aplicou-se e o seu trabalho deu óptimos frutos. Esperamos que prossiga a sua investigação e que publique mais tarde esse mesmo trabalho.

Que os obstáculos da vida e a maravilhosa ilha das Flores a estimulem nos seus estudos.

Sem comentários: