quinta-feira, 5 de junho de 2008

Irene Blayer : uma açoriana no Canadá

A Professora Doutora Irene F. Blayer, participou, como já referimos, na Conferência Internacional Aproximando Mundos: Emigração, Imigração e Desenvolvimento em Espaços Insulares que se realizou na Ilha Terceira.
Oradora de uma comunicação inteligente e sedutora pelos diversos trabalhos de investigação, que tem desenvolvido, Irene Blayer apresentou nesta Conferência Aspectos da Diáspora Açoriana no Canadá: testemunhos de Comunidades Periféricas, da qual transcrevemos apenas um pequeno resumo:
Visto que o estudo de uma Diáspora compreende uma série de questões concernentes à construção identitária de um determinado grupo, o processo diaspórico implica uma uma acção e reacção cultural que abarca temas de xenofobia, transnacionalidade, memória, fronteira linguístico-cultural, entre outros. No nosso estudo sobre o emigrante açoriano residente nas comunidades da periferia- ou seja externas às comunidades urbanas onde se concentra a maioria da emigração açoriana na província de Ontário - o objectivo deste trabalho é uma análise de dados narrativos sobre o comportamento linguístico-cultural deste grupo de emigrantes. Neste estudo de narrativas disásporicas, coloca-se não só a oportunidade de se compreender alguns dos mecanismos de expressão linguística açoriana, mas algumas das estratégicas para a construção de uma identidade açoriana no Canadá.

Irene Maria F. Blayer é Professora Catedrática. Doutorada pela Universidade de Toronto, Canadá, em Linguísta Românica (1992).
Lecciona noDepartamento Modern Languages, Literatures and Cultures, faculty of Humanities, Brock University, Canadá. Ao seu principal campo de pesquisa - os estudos linguísticos num contexto histórico - alia-se um segundo campo de investigação, a tradição narrativa oral e a sua importância relativamente aos conceitos de identidade e cultura.
Uma selecção das suas publicações recentes inclui "Narrativas em metamorfose: Abordagens Interdisciplinares" (no prelo), "Oral and Written Narratives ande Cultural Identity: Interdisciplinary Appoaches" (2007); "Interdisciplinary Cross- Cultural Works in North America" (2005); "Latin American Narratives and Cultural Identity: Selected Readings" (2004); "Storytelling: Interdisciplinary ande intercultural Perpectives" (2002).
Os seus ensaios têm sido editados em revistas internacionais especializadas.
Esta conspícua açoriana, da ilha de São Jorge, tem dado conferências e apresentado trabalhos em congressos nacionais e internacionais.
Irene Blayer é membro de várias associações académicas, comités universitários, integrando a comissão cientifica de várias revistas.

Sem comentários: