sábado, 12 de julho de 2008

"La Route des Mouettes" nos Açores

O Iate “La Route des Mouettes” com Rémy Blosseville e Nathalie Levoen, zarparam de França em Novembro de 2007, com paragem no continente português, Cabo Verde (onde permaneceram 5 meses) Canárias, Madeira e agora na ilha Terceira. Depois dos Açores regressam a França.

Nathalie Levoen é uma jovem Engenheira Agrónoma (Ingénieur des Techniques de l’Aagriculture co-délivré par AgroParisTech et le CNAM). Sendo diplomada du Conservatoire des Arts et Métiers et d’AgroParistech. Trabalha para organismos económicos, sendo actualmente conselheira de culturas à Chambre d’Agriculture de Seine Maritime.

A Engenheira Nathalie tem como missão recolher informações sobre a vinha e o vinho no Mediterrâneo. Trabalho que vem desenvolvendo através do contacto com as populações e que será publicado numa revista da especialidade.

É nos Biscoitos (ilha Terceira) que se encontra a maior mancha
contínua da casta da "Verdelho dos Açores".

Tanto Rémy Blosseville como Nathalie Levoen tem formação em enologia, embora se apresentem apenas como Enófilos.

Ontem às 11.30 horas estavam no Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Lda. Os ilustres visitantes, mostraram-se muito interessados e atentos a todos os pormenores, incluindo as castas e sinonímias que predominam no arquipélago açoriano, como a "Verdelho dos Açores", na Região dos Biscoitos (ilha Terceira) e a "Terrantez da Terceira" na ilha do Pico.

Como o Museu do Vinho é a vida da vinha e do vinho dos Biscoitos, a conversa com a encantadora Nathalie e o simpático Remy continuou ao sabor do “Verdelho dos Açores”.

Foi-lhes dado a provar os vinhos tranquilos “Donatário”, “Da Resistência” e os Generosos “Chico Maria” e simultaneamente um convite inesperado: uma “voltinha” no “La Route des Mouettes”.

Nathalie Levoen apreciando um dos vinhos produzidos na
Paisagem não Classificada da Cultura da Vinha dos Biscoitos

Nathalie parece que se apaixonou pelo "Verdelho dos Açores".

Após a degustação dos vinhos da Casa Agrícola Brum a conversa continuou

A Rota do Vinho do Mediterrâneo tem sido para Nathalie Levoen aquela viagem, de uma utilidade incontestável e não de mera diversão.

Até breve.

Sem comentários: