sexta-feira, 18 de julho de 2008

Verdelho novamente de Nau

A nau atracada no Porto das Pipas, da
cidade Património Mundial


A "Vitória" também pode ser visitada aqui:
http://fundacionnaovictoria.org/

No dia 15 do corrente mês de Julho, destacamos a presença desta Nau (réplica) “ancorada” na baía d’Angra.

Ontem, visitaram a Paisagem não Classificada da Cultura da Vinha dos Biscoitos (ilha Terceira), Carlos Alorcón Majero, Capitão da Nau "Vitória"; Diogo Benítez Rangel, Contramestre; José Maria Garcia de Tejada, Responsável de Navegação e Perico Garrido Cirera, 1º Mestre.

Da esquerda: Carlos Alarcon Majero, Diego Benítez Rangel,
José Garcia de Tejada e Perico Cirgra

Ainda na tarde de ontem visitaram o Museu do Vinho dos Biscoitos, onde lhes foi dado a conhecer a história da vinha e do vinho daquela famosa região vitivinícola. Ficaram admirados quando lhes disseram que o vinho de Verdelho dos Biscoitos foi um dos vinhos da Rota das Índias (das especiarias), como já nos tínhamos referido AQUI.

Carlos Alorcon Majero, Capitão da Nau "Vitória"
durante a visita ao Museu do Vinho, consulta o artigo
do investigador José Henrique Pires Borges.
Clicar na foto para tentar uma leitura

Desconheciam igualmente a origem do nome daquela freguesia terceirense...a introdução dos “produtores directos”, vulgarmente conhecidos por “vinho americano”, “Moragueiro” ou “Vinho de Cheiro” nos Açores (após a invasão do Filoxera, cerca do ano de 1890...).

Enfim, descobriram toda esta informação quando da sua incursão pela Ilha Terceira. Não se tratou de nenhuma reconstituição histórica... apenas fizeram questão de levarem para bordo, tal como em quinhentos, um vinho branco, o Verdelho dos Biscoitos!

Sem comentários: