sábado, 9 de agosto de 2008

Gastronomia Cabo-Verdiana

Enriquece feira da Praia da Vitória

O restaurante da Pousada da Quinta da Montanha na ilha de Santiago, República de Cabo Verde, em boa hora, foi convidado para estar presente na cidade da Praia da Vitória, como principal responsável, este ano, pelos sabores estrangeiros naquela que é a melhor mostra gastronómica que se faz nos Açores, agora na sua IX edição, como Feira Gastronómica do Atlântico.

Sem dúvida foi uma feliz iniciativa, para além da prova provada, que Cabo Verde é um dos países africanos, que nos últimos tempos, mais se tem desenvolvido, sem esquecer a vertente do turismo, uma das suas maiores potencialidades.

Esta iniciativa, evidentemente, se merece o aplauso a Roberto Monteiro e Carlos Armando Costa, encontrou, simultaneamente, o apoio dos órgãos do governo deste país arquipelágico, sem esquecer a Cabo Verde – Investimentos, a Embaixada de Cabo Verde em Portugal e do seu Cônsul nos Açores, Jácome de Bruges Bettencourt, um entusiasta de tudo o que promova este pequeno País, que representa.

Eva e Lindorfo Ortet proprietários da Pousada da Quinta da Montanha
com o Presidente da C.M.P.V

O próprio Embaixador Arnaldo Andrade Ramos fez questão de se deslocar à Terceira (é a terceira vez que visita esta ilha) afim de participar no dia dedicado a Cabo Verde, no passado domingo, 3 de Agosto, em que houve provas de vinhos da ilha do Fogo, um almoço bastante concorrido, animado por Óscar Reis, Lindorfo Ortet e Carlos Alberto Moniz, que tocaram (viola) e cantaram. Presentes para além de autoridades, uma ampla assistência da comunidade existente na ilha de Jesus. À noite actuaram, junto ao areal da Praia da Vitória, Calu Moreira e a sua Banda, bem assim Jenifer Almeida, que encantaram a numerosa assistência amante da música cabo-verdiana (mornas e coladeiras).

Lindorfo Ortet, Óscar Reis e Carlos Alberto Moniz
animaram o almoço Cabo-Verdiano

Calu Moreira e a sua Banda

A Pousada Quinta da Montanha, localizada nas montanhas de Rui Vaz, no interior de Santiago, vem proporcionando ao longo destes onze dias alguns dos mais saborosos pratos típicos, em que qualidade e variedade foram uma constante.

O grande prato nacional, tanto apreciado, a cachupa, nas suas variantes, a Djagacida, o guisado de S. Nicolau, cabritada com xarém, galinha com totoco, galinha com molho de mancarra, carneiro com mandioca e couve, filete de serra, cozido de peixe seco com molho de coco, caldeirada de lula à Montanha, polvo gratinado, caril de atum com leite de coco, arroz de lapa, entre outros admiráveis manjares, isto com acompanhamentos em que sobressaem a batata doce, banana frita, mandioca frita, xarém, couve com chouriço, etc.

No capítulo das abundantes sobremesas, o doce de leite à Quinta da Montanha, doce de papaia com queijo de cabra fresco, mousses de limão, manga e calabaceira, pudim de queijo, doce de mancarra, doce de azedinha, aranha de papaia, doce de caju, cuscus de mel, filos de banana com mel entre outras especialidades.

Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Cônsul de Cabo Verde nos
Açores e Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Para beber marcaram presença os vinhos de Chã de Caldeiras, na ilha do Fogo (branco tinto e rosé), os licores de Santo Antão, sumos de calabaceira, tamarinho, bissap, ou maza, cerveja Ceris e a para finalizar uma refeição o famoso groge (aguardente de cana) de Santo Antão, o café do Fogo ou um chá de xali, de folha de abacate ou gengibre.

Perante isto vale a pena provarem-se os sabores praticados neste autêntico “laboratório” de sabores das majestosas montanhas de Rui Vaz, em Santiago.

A.H.F.

Sem comentários: