sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Técnicos Cabo - verdianos nos Biscoitos (1)

Esta embaixada da República de Cabo Verde, durante a sua estada na freguesia dos Biscoitos, concelho da Praia da Vitória, fez questão de se deslocar à sede da Confraria do vinho Verdelho dos Biscoitos, para apresentar cumprimentos ao seu Grão-mestre Jácome de Bruges Bettencourt(Cônsul Honorário de Cabo -Verde nos Açores).
Aí o Presidente desta associação enófila recordou o passado histórico dos Biscoitos e da importância do seu vinho de Verdelho. Referindo, também, o número de produtores individuais e as associações ligadas ao sector vitivinícola daquela região vinhateira da ilha Terceira.

O Grão-mestre recebendo os visitantes

Os simpáticos visitantes ouvindo falar dos Biscoitos e do seu vinho

Os engenheiros Ana Paula Levy e Lindorfo Ortet na sede da Confraria do Verdelho

O Presidente da associação denominada de Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos com algum humor disse: a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, não é uma associação de produtores, nem produz vinho... e acrescentou: nos Biscoitos existem duas associações a Adega Cooperativa dos Biscoitos (associação de produtores) e esta Confraria (associação de enófilos: amigos do vinho).
Também é frequente alguém confundir, pensamos por ignorância, o Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Lda., com a Adega Cooperativa dos Biscoitos e também com esta Confraria, quando são três instituições distintas.
O Grão-mestre da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos referiu-se ao aumento qualitativo do vinho dos Biscoitos, por parte de alguns produtores/engarrafadores nos últimos anos.
Durante a visita entregou a Revista VERDELHO, editada por aquela Confraria, ao grupo cabo-verdiano que se deslocou à Praia da Vitória, com o Restaurante "Quinta da Montanha" para participar na Feira Gastronómica do Atlântico.

Sem comentários: