domingo, 21 de setembro de 2008

Caretos nos Açores

O grupo de caretos da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Ousilhão, deslocou-se à ilha Terceira com a finalidade de promover a Máscara Ibérica, sendo constituído por quatro “rapazes”.

Orlando, Victor, Ricardo e João Manuel, artesão de máscaras de madeira.

Anteontem, de tarde, o Grupo esteve na Praça Velha e Rua da Esperança. De seguida foi inaugurada, no átrio superior do Paço Municipal de Angra do Heroísmo, “Mascaras em Portugal” com a presença sempre honrosa de Vinhos do Douro, enquanto decorria na Rua da Esperança – Teatro Angrense uma mostra de produtos regionais de Vinhais e artesãos de máscaras. No começo da noite foi inaugurada no Teatro Angrense a exposição “Máscara Ibérica”.

Ontem foram dar uma volta pela Ilha, com paragem no Museu do Vinho dos Biscoitos (Casa Agrícola Brum Lda.). Victor, enquanto degustava os vinhos brancos “Donatário” e “Da Resistência”, produzidos pelos Brum, referiu: Os Caretos são uma personagem mítica, caracterizada pela Festa dos Rapazes que se realiza de 25 a 26 de Dezembro, de cada ano, na localidade de Ousilhão (Vinhais).

Numa terra onde nem no Carnaval são precisas máscaras (salvo raras excepções!) mas se vão fazendo caretas a algumas situações que até fazem alguns "passarem-se dos carretos", pode agora ver no Teatro Angrense a Exposição de Caretos, belas obras de artesãos de Ousilhão (Vinhais).

Sem comentários: