terça-feira, 16 de setembro de 2008

esQUISSOS de Marcelo Borges

exposição
fotografia
Do crítico de Arte, José Luís Porfírio:
É comum quando falamos de fotografia mencionar o seu parentesco com a gravura. Uma técnica que historicamente a precede, pela semelhança de algumas funções e pela idêntica capacidade de se multiplicar; porém, quando vejo as imagens desses trabalhos fotográficos de Marcelo Borges é do desenho que me lembro, melhor, já que o plural se adapta bem à sua variedade, bem como às mais recentes “escritas do sol” de Barbara e Michael Leisgen.
O resultado é muito simples, sempre a preto e branco desdobram-se redes, traçam-se signos, escreve-se com luz ou com sombras; a Câmara, neste caso, não regista, mais do que o olhar, ela prolonga a mão e inventa espaços, brancos sobre o negro, negros, e cinza, sobre o branco.

No catálogo da exposição a decorrer, até Novembro, na Galeria do I.A.C.- Instituto Açoriano de Cultura, em Angra do Heroísmo.

Marcelo Borges

Biografia

Marcelo Filipe Tavares Borges nasceu em S. Miguel, Açores, a 17 de Novembro de 1984.
Cedo se ligou à fotografia, mas foi como estudante de Arte no Liceu Antero de Quental, em Ponta Delgada, que estendeu os sentidos ao assimilar novas formas e texturas. Nele conheceu e contactou com a câmara escura. Aquela que, mais tarde, vem proporcionar-lhe a possibilidade de expor numa amostra colectiva de fotografia no “9 Colóquio de História da Arte”, realizado em Vila Nova de Gaia e a sua primeira exposição individual “Re-visualizar”, decorrida no Museu de Lagoa, S. Miguel.
Decorridos os tempos divulgou a sua fotografia em “in productions”, Escola Profissional de Capelas, Ponta Delgada; “Agir Humano”, Paços do concelho, Lagoa; e “Gentes de Fé”, Auditório Municipal de Lagoa, Algarve. Foi ainda seleccionado para as mostras colectivas “Terra Nostra”, “Temas Inéditos da Lagoa”, “Festividades 08”, desenvolvidas pela Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, e “Legendas de Um Povo”.
Foi distinguido com duas menções honrosas no Concurso de Fotografia “Festividades 07”, iniciativa do Clube Zoom; foi 2.º lugar no “1º Aniversário Zoom”; venceu o “II Concurso de Fotografia”, da Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo e o “II Concurso de Fotografia – Reflexos Açorianos” a nível Açores.
Publicou fotografias e foi capa da revista mensal Saber Açores; nas revistas fotográficas Super Foto Prática, Foto Prática e Foto Plus; e na Atlântida, Revista de Cultura do Instituto Açoriano de Cultura.
Apesar de auto didacta, dirigiu a formação “Iniciação à Fotografia Digital”, na Escola Secundária de Lagoa e frequentou os cursos de “Introdução à fotografia de Natureza” e de “Retrato” ambos dirigidos pelo Fotógrafo Freelancer Profissional António Luís Campos e foi membro do primeiro corpo directivo da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores.
Fonte: catálogo da exposição

Já nos tínhamos referido a Marcelo Borges aqui.

Sem comentários: