sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Real Associação da Ilha Terceira

promove mais uma conferência

No passado dia 20 de Outubro, no Auditório da Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo teve lugar, uma conferência sobre o tema “O Regicídio de 1908 – Desenlace de uma tragédia humana e política”, proferida pelo Prof. Doutor Aníbal Pinto de Castro, Professor Catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, que é um dos Conselheiros de S.A.R. o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança.

Dr. Sérgio Toste, Secretário da RAIT, Dr. João Maria de Sousa Mendes,
Presidente da Direcção da RAIT e o Professor Doutor Aníbal Pinto de Castro

Aliás este evento, faz parte duma série de actividades que estão incluídas no programa estabelecido pela Real Associação da Ilha Terceira, na sequência da Conferência do Professor Doutor Mendo de Castro Henriques (ver aqui), a que se seguirá um jantar de conjurados e outra Conferência pelo Professor Doutor Rui Ramos, a ter lugar em Fevereiro próximo.

Estas realizações culturais têm sido amplamente participadas, o que vem demonstrando o seu interesse.

PROFESSOR DOUTOR ANÍBAL PINTO DE CASTRO

O Professor Doutor Aníbal Pinto de Castro é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Nasceu em Cernache, Coimbra, em Janeiro de 1938. Após a Licenciatura, concluída com a tese Balzac em Portugal, foi de imediato convidado para Assistente da Faculdade de Letras, onde concluiu, em 1973, a sua tese de doutoramento intitulada Retórica e Teorização Literária em Portugal. Do Humanismo ao Neoclassicismo, verdadeiro trabalho pioneiro, que passou a constituir um marco imprescindível para o conhecimento do processo formativo, os gostos e códigos estéticos de três séculos da História literária portuguesa. A tese foi reeditada, este ano, pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
O Professor Pinto de Castro é Académico de número da Academia Portuguesa de História, sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras), da Real Academia de la Historia de Espanha, da Academia Nacional de la Historia da Venezuela, membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; é também Director da Enciclopédia Luso Brasileira de Cultura e de Biblos – Enciclopédia VERBO das Literaturas de Língua Portuguesa, onde assina magistrais entradas sobre nomes sonantes da nossa literatura, como Camões, Diogo Bernardes, Marquesa da Alorna, ou autores menos conhecidos do grande público, como D. Frei Amador Arrais. Foi Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra até à sua jubilação.
A sua obra distribui-se, assim, por um vasto leque de domínios: António Ferreira, Aquiles Estaço, Fernão Mendes Pinto, Frei Luís de Sousa, José Anastácio da Cunha, António Nobre, Eugénio de Castro, Afonso Lopes Vieira, Eça de Queirós. É de salientar, porém, o especialíssimo relevo que os nomes de Camões, Vieira e Camilo têm na sua obra, sobre os quais tem publicado numerosos estudos e feito variadíssimas conferências. O Professor Pinto de Castro regeu por longos anos, além de Literatura Portuguesa II, a Cadeira de Estudos Camonianos na Faculdade de Letras de Coimbra.
Além do incessante labor académico que mantém, o Professor Aníbal de Castro é membro do Conselho Monárquico, órgão consultivo de SAR D. Duarte de Bragança, Director da Casa de Camilo, em Famalicão (centro imprescindível para os estudos camilianos, quer pelo acervo que conta, quer pelas iniciativas que dinamiza), e membro de numerosas associações católicas, com especial destaque para a Misericórdia de Coimbra, a Casa da Infância Doutor Elísio de Moura, em Coimbra, e ainda a Confraria da Rainha Santa, importante dinamizador religioso e cultural da cidade do Mondego.
O seu desvelo infatigável por conhecer a fundo Portugal, nas suas paisagens, gente, História e Presente, ganha um especial sentido quando conjugado com o seu profundo interesse pela cultura brasileira e africana (é, aliás, antigo combatente da Guiné), pela cultura ibérica, europeia, universal, enfim.

Fotos e fonte: RAIT

Sem comentários: