quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Mais uma Medalha para Sofia Pires

Sofia Alexandra Sousa Pires nasceu a 1 de Outubro de 1986,na freguesia da Terra Chã, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores.
Iniciou a sua actividade desportiva na associação Cristã da mocidade na época 1994/95 onde permaneceu nove épocas, até se transferir para o Clube de Atletismo da Terceira em que milita até hoje, após passar uma época pela Academia desportiva da Praia da Vitória.
Desde muito jovem, sempre revelou excepcionais capacidades para a prática desportiva que a distinguiam como atleta de eleição.
Através de vários títulos regionais e das marcas que foi alcançando começou a consolidar-se a ideia de que nos Açores e no Concelho de Angra do Heroísmo, estava uma esperança do atletismo nacional.
Em várias especialidades técnicas, o sucesso da atleta Sofia Pires foi evidenciando as potencialidades extraordinárias que a destacam como uma das melhores atletas portuguesas.
No salto em comprimento, no triplo salto, no salto em altura, no lançamento de peso, no lançamento de dardo, no heptatlo, mas também em provas de corrida como 800 metros e os 60 metros barreiras, entre outras provas, a Sofia Pires tem evoluído superando-se a si própria na garantia de um futuro auspicioso
Na Taça da Europa de Provas Combinadas a sua experiência internacional, em Maribor, na Eslovénia, sendo a 19ª classificada na geral e obtendo o 3º lugar no escalão júnior, obtendo marcas ao nível do topo da competição.
A sucessão de títulos nacionais e excelentes prestações internacionais têm vindo a confirmar as qualidades de Sofia Pires e a premiar o esforço e empenho que tem dedicado à modalidade com o apoio inexcedível dos seus familiares, técnicos e do treinador Professor Ricardo Matias.
Na época 2005/2006, pelos resultados desportivos alcançados na disciplina de Heptatlo, a atleta Sofia Pires teve acesso ao estatuto de Percurso de Alta Competição.
Mais recentemente, no decorrer da época de 2007/2008, e no âmbito da sua actividade desportiva de sucesso, a Sofia Pires sagrou-se Campeã de Portugal de Pista Coberta na disciplina do Pentatlo e de Pista ao Ar Livre na disciplina de Heptatlo, sendo seleccionada para representar a Selecção de Portugal nos Campeonatos no Chile e na Taça da Europa na Eslovénia.
O histórico desportivo da Atleta Sofia Pires aqui.
Sofia Alexandra Sousa Pires no próximo dia 7 de Dezembro de 2008, pelas 17H00, receberá, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, a Medalha de Mérito Municipal – Classe de Mérito Desportivo.

Fotos: Colecção de Sofia Pires

Macau 2006 - Sofia Pires, Medalha de Bronze no Salto em Altura

Macau 2006- Sofia Pires com Carlos Lopes e Rosa Mota

Macau 2006- Sofia Pires e Nelson Évora

Macau 2006- Sofia pires com Carla ratão e Fernanda Ribeiro

Chile- Ibero americanos 2008

Espinho- 2008 Campeonato de Portugal Pista Coberta

Chile- Ibero americanos 2008. Sofia Pires com Gaspar Araújo e Tiago Marto

Sem comentários: