sábado, 10 de outubro de 2009

Noite da Alcatra

"A II Noite da Alcatra vem no seguimento de um Jantar organizado pelo Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense (GBCRT), em 2007, intitulado Noite da Alcatra. Uma vez que foi grande a aceitação do primeiro evento, assim como o posterior “feedback”, o GBCRT decidiu organizar este ano a II Noite da Alcatra. O evento passará a contar como parte integrante do plano de actividades anuais do grupo, tal como já acontece com a Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos. Com esta noite pretende-se fazer uma mostra daquele que é o ícone da cozinha terceirense e divulgar, em especial junto dos locais algumas das variedades menos conhecidas, de Alcatra.
A II Noite da Alcatra será realizada no Pavilhão da Santa Casa da Misericórdia, em S. Carlos, no dia 24 de Outubro de 2009, pelas 19h30. Os bilhetes custam 12,50 euros (6 euros para menores de 12 anos) e podem ser adquiridos junto dos elementos do GBCRT ou aos Sábados, a partir das 20h30, na Sede do GBCRT na Ladeira de S. Bento. O número de bilhetes é limitado, contando-se com a participação de 400 pessoas.
Assim, na noite de Sábado, 24 de Outubro de 2009, a II Noite da Alcatra contará com um jantar cuja ementa será composta por:
Caldo Verde, Alcatra de carne de vaca, Alcatra de peixe, Alcatra de galinha, Alcatra de coelho, Alcatra de feijão e Alcatra de fava.
A acompanhar a refeição haverá Pão de água e Pão-de-leite, cozidos em lume de lenha, tudo regado com vinho de cheiro, sumo e água.
Como sobremesa serão servidas Papas grossas que serão confeccionadas em panela de ferro sobre lume de lenha.
Há ainda a particularidade de cada tipo de Alcatra ser confeccionada por uma pessoa diferente, de forma a que sejam mantidas as particularidades de cada um dos 6 géneros de apresentados.
No final do jantar haverá música ao vivo. Na primeira edição assistiu-se a um espectáculo de fado, este ano a noite será abrilhantada por um grupo de metais".

Fonte: Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense

Sem comentários: