quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Novos Caminhos da História do Atlântico

Ciclo de Conferências na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo em parceria com o Centro de História de Além-Mar.


Tem lugar amanhã, dia 26 de Novembro (6ª feira), pelas 18h00, na Sala de Reservados do Palácio Bettencourt, mais uma das conferências que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo tem vindo a realizar em parceria com o Centro de História de Além-Mar (CHAM).

O conferencista Professor Doutor Rafael Chambouleyron falará sobre "A Amazónia colonial e as ilhas do Atlântico: povoamento, recrutamento e escravidão".

"O ciclo de conferências Oceano de Histórias: novos caminhos da história do Atlântico visa ilustrar alguns dos rumos atuais da historiografia, buscando divulgar uma nova perspectiva sobre a história do mundo atlântico português e, inevitavelmente, da sua dimensão insular. O Atlântico é o palco de muitas e misturadas — entangled — histórias e objecto e área de investigação de várias, e por vezes desencontradas, visões historiográficas. Por variadas razões, a visão dominante tem sido ditada pelo universo anglo-saxónico e só mais recentemente os países europeus têm procurado responder a essa hegemonia.

Em contexto de internacionalização da sua historiografia e de ultrapassagem de paradigmas marcados pelo nacionalismo de outrora, os historiadores portugueses dialogam agora de forma intensa com os seus pares de diversos países, em busca de uma imagem mais completa e mais complexa das dinâmicas históricas.








Fonte: nota de imprensa (BPARAH)


Sem comentários: