quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Recenseamento de cabo-verdianos bem sucedido nos Açores

O recenseamento eleitoral que na Região Autónoma dos Açores se realizou entre de 16 a 23 do corrente mês de Novembro, abrangendo a comunidade da Terceira, S. Miguel, Pico e Faial, decorreu satisfatoriamente, segundo apuramos junto do Consulado nos Açores da República de Cabo Verde.

“Qualquer destas Ilhas tem mais de duzentos cidadãos, sem contar com segundas gerações, que muitas vezes não tem documentos cabo-verdianos por nascidos já no arquipélago açoriano, tendo inclusivamente, muitos dos seus residente, mos últimos tempos, adquirido a nacionalidade portuguesa”. O número de cabo-verdianos recenseados agora, já que as anteriores operações que se realizaram em 1995 e 2006 não são válidas, aumentou significativamente, embora muita gente não tenha acorrido massivamente, como seria desejável”, referiu o Cônsul dos Açores da República de Cabo Verde.


“Não nos podemos esquecer que Portugal conta com quase 200 mil cabo-verdianos, os recenseados não chegarão a 20 mil, possivelmente irão votar para aí dois mil, o que é pena. Pois pensamos que na Diáspora deveria existir maior participação nos actos eleitorais”, acrescentou o Cônsul dos Açores da Republica de Cabo Verde, Jácome de Bruges Bettencourt.

Ontem, terminou a deslocação aos Açores da Delegação da Comissão Recenseadora/Equipa de Recenseadores, constituída pela sua Presidente, Cristina Pereira, licenciada em direito pela Universidade de Coimbra, diplomata de carreira, actual conselheira da Embaixada em Portugal, pelos membros da C.R.E. Domingos Gomes e Miguel Fortes, ambos advogados em Lisboa e representantes de Partidos políticos cabo-verdianos e pelos recenseadores Edmilson Varela, José Ricardo Livramento e Maria Isabel Miranda.

Colaboraram activamente, nesta importante missão, o Cônsul nos Açores Jácome de Bruges Bettencourt, Paulo Mendes e a AIPA (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo), a Direcção Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores, com grande empenho do Dr. Paulo Teves, Dr.ª Marta e Nélia Andrade, Delegações do SEF de Angra e da Horta, Misericórdia de Praia da Vitória e seu Provedor Sr. Francisco Ferreira e de Inês Pereira (Dona Nené).


Sem comentários: