quinta-feira, 28 de abril de 2011

Confraria Gastronómica “Panela ao Lume”



Uma delegação da mais antiga confraria gastronómica portuguesa, sedeada em Guimarães, encontra-se de visita aos Açores, concretamente a S. Miguel, Terceira, S. Jorge, Pico, Faial e Flores, tendo participado nas Velas nos festejos de S. Jorge, desfilando com a Confraria do Queijo S. Jorge na procissão.

Nas ilhas por onde passou tem sido recebida pelas suas congéneres, isto é pelas Confrarias Gastronómicas dos Açores, do Chá do Porto For Formoso, do Vinho do Pico, etc.

Na Terceira, nos dias 24 e 25 de Abril, aguardavam esta delegação, que integra o Mordomo-mor Dr. Gonçalo Pereira Reis Torgal, o Mestre Honorário da Confraria da”Panela ao Lume” Jácome de Bruges Bettencourt e o Grão-Mestre da Confraria da Alcatra da Terceira, Duarte Fournier Costa

No dia 24 o Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum foi visitado pelos Confrades da “Panela ao Lume” de que faz parte a Drª Maria Elisete Pato François, médica obstetra, filha do Dr Eliseu Pato François, antigo Reitor do Liceu de Angra do Heroísmo.


As refeições constaram de Alcatra, servida pelo “Marcelino Restaurante” e na “Adega de São Mateus” de lapas, cracas, cavacos e filetes de abrótea, com vinho de Verdelho dos Biscoitos.

A “Panela ao Lume” no corrente ano festeja o 35º aniversário da sua fundação pelo que a próxima investidura, em Setembro próximo, contará com um programa especial.


São seus Confrades de Honra os açorianos Jaime Gama, Carlos César e Jácome de Bruges Bettencourt.

Sem comentários: