quarta-feira, 11 de maio de 2011

CALCETEIROS ANGRENSES


Estas linhas pretendem homenagear todos aqueles, e foram muitos, que calcetaram as ruas da cidade de Angra do Heroísmo, hoje Património Mundial. Curioso, ainda, o facto de mais de noventa por cento, serem da freguesia da Ribeirinha.

Agora, que se concluiu a reparação do “tabuleiro” da Praça Velha, coração da urbe, não podíamos esquecer apenas os executores e interventores do magnifico trabalho do Mestre Francisco Coelho Maduro-Dias (12.02.1904/21.12.1986), que para esse desenho se inspirou nas mantas dos teares terceirenses, como inclusivamente das marcas deixadas por alguns desses artistas calceteiros que ainda encontramos espalhadas nesta obra (datada de 1930) e no empedrado da Praça Almeida Garrett, fronteira ao Palácio da Justiça.

MARCAS DE MESTRES CALCETEIROS NA PRAÇA VELHA


Esperamos que daqui em diante haja mais cuidado na sua conservação e preservação, evitando-se martirizar esses pavimentos com repetidos arranques das pedras para meter estacas referentes a montagem de tendas e outros fins, quando se podem usar outros locais de menores danos.

Devo louvar a reposição, efectuada agora, de algumas marcas antigas, que mereceram levantamento por parte da Câmara para o efeito, ao invés de outras intervenções em que desapareceram há anos, algumas certamente com longa existência. 

Valha-nos isso, e ainda bem que tal aconteceu, demonstrando que nem toda a gente é ignorante e sabe respeitar e valorizar o trabalho dos nossos Artistas.

Continua



Sem comentários: