quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tristão Freire de Andrade (1945-2011)

No passado dia 29 de Maio, faleceu no Hospital de Angra do Heroísmo, aos 65 anos de idade, Tristão Manuel Ferreira Freire de Andrade casado com D. Luísa Maria Rato Rosa.

Tristão Freire de Andrade foi artista multifacetado cultivando sobretudo a pintura e a serigrafia, Trabalhou com destacados nomes da arte, como António Inverno.
 Deixou obra nesses campos e também no desenho. Possuía um notável sentido estético e decorativo de bom gosto.

Criou Ex-Líbris para figuras açorianas, alguns dos quais mais tarde gravados a buril por Mestre Paes Ferreira, contribuindo assim para o desenvolvimento desta modalidade na Região.

Fixou-se em Angra na década de 70, ministrando cursos de serigrafia (Casa da Cultura). Foi funcionário da Direcção Regional da Cultura e do Museu de Angra. 

Colaborou como conselheiro gráfico em publicações produzidas por empresas tipográficas. Foi amante, na juventude, de diversas modalidades desportivas que praticou. Possuía brevet de aviação civil e carta náutica de patrão de alto mar.

Ideologicamente, sempre se afirmou monárquico. Foi um dos 18 Confrades Fundadores da Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos, tendo desenhado o Ex-Líbris para uso nas obras da sua Biblioteca, tendo sido também autor dos diplomas em uso pela mesma associação enófila.

Em 1993 publicou o livro in consequências referindo passagens da sua vida entre 1970 e 1972: “escrevinhei algumas páginas sem sequência e fiz estes bonecos com sequência”.

No Capítulo – geral da Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos, que teve lugar em 12 de Julho p.p., foi proposto pelo Confrade Fundador Luís Brum, um voto de pesar pela sua prematura morte, que foi aprovado por unanimidade.

A D. Luísa Rato Rosa, sua viúva, e sua Mãe, filho e neto, bem assim restante Família, as nossas condolências. JBB

Sem comentários: