terça-feira, 11 de outubro de 2011

As Lendas no Imaginário Açoriano


No próximo dia 21 de Outubro no Terceira Mar Hotel em Angra do Heroísmo, pelas 21 horas, será lançada a obra de José Avelino dos Santos e Lúcia Santos “As Lendas no Imaginário Açoriano”, uma edição da BLU.
Livro de 428 páginas, no formato 16,5x23 cm, é um trabalho de recolha que aconselhamos desde já a sua aquisição.

José Avelino Rocha dos Santos e Lúcia de Lurdes Oliveira Tavares Santos, que por sinal são casados, formam uma dupla que nos vem habituando a uma presença permanente no panorama cultural açoriano já com  notável obra publicada.

Será apresentadora deste livro e seus autores a Professora Maria Regina de Matos Rocha da Universidade de Coimbra.


 José Avelino Rocha dos Santos

Mestre em História Insular e Atlântica (Séculos XV - XX) pela Universidade dos Açores, tendo apresentado a tese O Município de Angra nas Vésperas do Liberalismo (1810-1820). Pós-graduado em Ciências Documentais, variante de Arquivo a Licenciado em História e Ciências Sociais (ensino de), pela Universidade dos Açores.

Técnico Superior de Arquivo na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo. Equiparado a Assistente do primeiro triénio da Escola Superior de Educação de Leiria, no ano lectivo 2000/2001, tendo leccionado a disciplina de História Contemporânea de Portugal.

Ex-docente do Quadro de Nomeação Definitiva do Grupo 400 (História) na Escola Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade - Angra do Heroísmo.

Sócio do Instituto Açoriano de Cultura, do Instituto Cultural de Ponta Delgada, sócio efectivo do Instituto Histórico da Ilha Terceira e da Associação da História Económica e Social.



Lúcia de Lurdes Rocha dos Santos

Doutoranda em Estudos Portugueses, Mestre em Cultura e Literatura Portuguesas, tendo apresentado a tese Fialho de Almeida e as vivências históricas do tempo. Pós graduada em Direito Regional e Licenciada em História e Ciências Sociais (ensino de), pela Universidade dos Açores.

Técnica Superior na Direcção Regional da Educação e Formação. Ex-docente do Grupo 400 (História).

Membro de várias comissões de trabalho, entre as quais: Comissão Interna do Processo de Acreditação de Formadores da Formação Continua de Pessoal Docente da Região Autónoma dos Açores. Equipa do Governo Regional dos Açores para o Projecto GEO@AÇORES, interlocutora da Direcção Regional da Educação de Adultos (ANEFA), Comissão para a concepção e redacção do Programa Cidadania e Comissão de Análise e Acompanhamento da Implementação de Turmas de Currículos Alternativos. 

Sem comentários: