segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CONFRARIA PANELA AO LUME

NO SEU 25º ANIVERSÁRIO - II

“GASTRONOMIA A 9.ª ARTE”

Título bem escolhido, não fosse esta uma das mais conceituadas e prestigiada Confraria do espaço vimaranense que soube escolher pratos de “chorar por mais” para o jantar do dia 23 e almoço do dia seguinte, a encerrar as Comemorações do seu 25.º Aniversário. Refeições estas que foram servidas na Sala do Capítulo do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Assim, após a magnífica palestra: “Cinema e Gastronomia, proferida pelo historiador Luís Reis Torgal, professor jubilado da U.C., que muito agradou, teve lugar o primeiro repasto de que respigamos as iguarias: Sopa de Nabos (diga-se que esplêndida), Massa à Lavrador, Bacalhau à Gomes de Sá – (não foi Maravilha, mas É, como classifica a Confraria Gastronómica da Panela ao Lume, através do seu Mordomo-Mór Gonçalo Reis Torgal), Arroz de Bacalhau com Bolinhos, Bacalhau Recheado, Pudim de Bacalhau, Açorda de Lagosta e de Marisco, Pato Assado com Arroz de Castanhas e Carqueja, Arroz de Pato e Rabanadas, Cabidela de Leitão, Cabrito Assado, Chanfana, Tripas à Moda do Porto, Bucho Recheado à Moda de Guimarães, isto no que se refere a pratos cozinhados por bons restaurantes, a maior parte de Guimarães e alguns de Braga, do Porto e da Mealhada. Nas sobremesas destacamos o Pão de Ló do Minho, Ovos Moles de Aveiro, Pastéis de Tentúgal e doces de origem conventual de se lhes “tirar o chapéu” incluindo os que os nossos “hermanos” das confrarias espanholas trouxeram. Nos queijos damos a primazia ao São Jorge (Açores).

Quanto, ainda, a vinhos brancos, tintos, verdes e maduros eram óptimos, quase todos da região, produzidos em Quintas, encontrando-se muitos dos produtores aí presentes.


Quanto ao almoço do dia 24, sublinho as entradas de Queijos S. Jorge, as Empadas da Galiza, morcela das Astúrias, morcela de Burgos e morcelas e outros enchidos do Pinhal do Rei (Leiria). Sopa do Vidreiro (tem “quase 2000 calorias”). Como prato de fundo Papas de Sarrabulho com Rojões (muito apreciados). As sobremesas, mais uma vez, “de comer e chorar por mais”.

O nosso Confrade, Comendador Rui Nabeiro, fez questão de nos oferecer o café.

Está de parabéns a “Panela ao Lume”.

J.B.B.

Sem comentários: