quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CONFRARIA PANELA AO LUME

NO SEU 25º ANIVERSÁRIO – III

(o anterior)

Realizou-se no passado dia 24 de Setembro em Guimarães mais um Capítulo da Confraria Gastronómica Panela ao Lume.

Porém, por esta conceituada Confraria vimaranense ter completado 25 anos de existência, nesse dia, mereceu por isso comemoração especial.

Assim, na Igreja de N.ª Senhora da Oliveira, mandada reedificar, em finais do séc. XIV, por D. João I, em consequência de um voto que este Rei fez à Virgem da Oliveira, pela vitória de Aljubarrota, encerrando riquíssimas peças artísticas, foi celebrada uma Missa de acção de Graças, tendo Gonçalo dos Reis Torgal, Mordomo-Mór da Confraria aniversariante, lembrado os nomes dos Confrades falecidos ao longo desses anos, prestando-lhes significativa homenagem.


 Seguidamente organizou-se no Largo de Nossa Senhora da Oliveira um desfile das confrarias até ao Paço dos Duques de Bragança, majestosa casa senhorial, do séc. XV, mandada edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo do Rei D. João I.

Palácio de vastas dimensões, com características arquitectónicas de casa fortificada, com coberturas de fortes vertentes e inúmeras chaminés cilíndricas que denotam a influência da arquitectura senhorial da Europa Setentrional, é exemplar único na Península Ibérica.

A cerimónia do Capítulo propriamente dito, ocorreu na Capela e constou duma alusiva intervenção de Gonçalo Reis Torgal, peça bem construída e adequada ao momento, que deu lugar depois a uma geminação com a Confraria da Sopa do Vidreiro, Marinha Grande, a significativa homenagem às Artes e Artistas. 



 Seguiu-se a Entronização de Confrades de Número e de Honra e entrega do Prémio Doutor António Maria Tenreiro Moraes e Castro o mais importante galardão, anual, atribuído por uma Confraria Portuguesa que este ano coube a um açoriano, o Multifacetado Homem do Vinho (dos Biscoitos, ilha Terceira) Luís Manuel Mendes Brum (Casa Agrícola Brum Lda.), fundador e 1º Grão Mestre da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos. (Recebeu o Prémio, em virtude de impedimento, o seu parente Jácome de Bruges Bettencourt, também ex-Grão Mestre da Confraria do Verdelho dos Biscoitos que com Irene Ventura Teixeira de Ataíde, ex-Vice-Grã Mestre da C.V.V.B., representaram essa Confraria báquica açoriana em Guimarães) e finalmente foi entregue o Prémio Álvaro Braga Lopes a António José P.R. dos Santos Lopes, Hotel das Termas da Cúria, patrocinado pelo Comendador Rui Nabeiro (Cafés Delta). 

Teve lugar, a finalizar este Capítulo, um interlúdio musical em que foram interpretadas peças de conhecidos compositores por duas jovens irmãs de escola de música aveirense.




 Durante o almoço gastronómico de encerramento, na Sala do Capítulo dos Paços dos Duques de Bragança (Guimarães), foram entregues 8 prémios, que contemplaram, hotéis, restaurantes, produtores de vinhos e azeites.

No post anterior esquecemos de referir, nas sobremesas, a presença do Bolo de Mel, que veio da Região Autónoma da Madeira.

A finalizar, desejo expressar o nosso maior contentamento pela forma fraterna, amiga e simpática como fomos recebidos por todos sem excepção no Berço da Nacionalidade.

Sem dúvida, convívios destes são desejados.

J.B.B.
















Nota do Blogue:

Agradeço do fundo do coração ao Confrade Jácome de Bruges Bettencourt e Fernanda, assim como à Confreira Irene Ataíde e Didi, que se deslocaram, a suas expensas, a Guimarães para estarem presentes na entrega do Prémio Doutor António Maria Tenreiro com que fui contemplado pela Confraria Gastronómica Panela ao Lume.

Ainda bem que ainda existem Amigos destes…

Sem comentários: