sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Eenvoud en gezelligheid

Vindos da Holanda encontram-se na Terceira os simpáticos jovens Liza Bouwman e Bastian de Jarg. Durante a estada na Ilha visitaram o Museu dos Vinho sustentado pala família Brum, onde conheceram as típicas curraletas com vinhas e apreciaram uvas

Ainda em território “Da Resistência” degustaram vinhos produzidos e engarrafados na adega da Casa Agrícola Brum Lda. (Museu do Vinho), nomeadamente o tranquilo “Donatário” e o generoso “Chico Maria”. 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tourada na Rua dos Boiões (Biscoitos)

“Fomos ós toiros” e quase não víamos a cor deles! Tudo por culpa dos simpáticos amigos Alice Cunha Seguier e António Sieuve Seguier que nos abriram a porta de sua casa …e por lá ficamos! 

Nessa tarde foram lidados, com mestria, dois brancos e dois tintos que arremeteram contra deliciosos pratos escolhidos a capricho.

De registar a presença da tradicional e “picante boneca”!  




terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vulcão dos Capelinhos (Vídeo RTP – Açores)


 Documentário de José Serra sobre os cinquenta anos do vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial.

Imagens inéditas da erupção e dos desalojados.



Vulcão dos Capelinhos » Ciência Hoje


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Palmela - Dia Mundial do Turismo



Com o objectivo de assinalar o Dia Mundial do Turismo, a Câmara Municipal de Palmela promove, nos dias 27 e 28 de Setembro pf, um conjunto de iniciativas que dão a conhecer as potencialidades do concelho nesta área e a excelência dos produtos regionais.

A degustação de vinhos e produtos regionais, o concurso de fotografia “As melhores imagens turísticas do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo”, o “Palmela Fórum Turismo  - Qualidade e Inovação na Oferta Turística”, uma visita guiada ao Castelo de Palmela e o buffet vínico com Live Cooking “Ouro de Palmela” compõem o programa comemorativo.

Terra de contrastes, o Município de Palmela oferece a quem a visita natureza, património, gastronomia, vinhos de eleição, artesanato, alojamento de qualidade, golfe e um calendário festivo e cultural rico.

Fonte: Câmara Municipal de Palmela

domingo, 25 de setembro de 2011

Festas dos Biscoitos (4)

O anterior

Tourada à corda (quinta-feira)

 (…) Para os que andam no caminho o espectáculo é outro, podem apreciar o lindo quadro formado pelos cachos de lindas raparigas que nas janelas ostentam vestidos de cores garridas, com os seus sorrisos francos.

(…) Outros optam por entrar na tasca que geralmente tem à porta uma bandeirola onde se lê: - Vá dentro é a Tasca do Cascata!”ou “Aqui tem boa pinga”, onde se bebe um copo e se come um petisco, por vezes, lapas, cracas, ou uma lagosta bem regada com o “típico”da região. Outros entram nas tascas com o único sentido de comprarem coragem aos copos, para enfrentarem o toiro, muitas vezes corrido e recorrido, que já não vai no engano e… lá vai mais uma colhida aparatosa (…). 








sábado, 24 de setembro de 2011

Festas dos Biscoitos (3)


Tourada à corda (quarta-feira)

"Desde criança que me habituei a assistir ao espectáculo mais querido e apreciado pelo povo terceirense, que é a tourada à corda”, refere Ricardo Jorge Mendes da Rosa no “Touradas à Corda”-1995. 

Frederico Mendes da Rosa Laranjeira, neto de Ricardo Jorge, assistiu pela primeira vez a uma tourada à corda, na companhia de seus pais Carla Madalena e Paulo Laranjeira. O “baptismo" aconteceu nos Biscoitos, precisamente no mesmo local que seu Avô Ricardo vivia e sentia a “aficion” dos toiros, discutindo e apreciando a bravura das reses bravas. 









sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Festas dos Biscoitos (2)


2ª Feira dos Biscoitos

Para a aficionada da festa brava Alice Cunha Sieuve Seguier, esta tradicional segunda-feira dos Biscoitos foi "o retomar da tradição da toirada em casa amiga".

“Aquilo começou tarde comó demónio, por causa do toirista não conhecer os sinais nas estradas da Terceira! Aqui fica uma sugestão: que tal fazer uma placa bilingue (Português/Inglês) que explicasse que não se pode deixar os popós para além dos risquinhos brancos e colocar nas extremidades do arraial”, refere a ilustre terceirense na sua página do facebook





quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Festas nos Biscoitos

Procissão

Integrada nas Festas do Imaculado Coração de Maria realizou-se no passado Domingo na freguesia dos Biscoitos a já habitual Procissão.




quarta-feira, 21 de setembro de 2011

“Athena” na Praia da Vitória

Depois de ter tocado o porto da Horta, esteve ontem na Praia da Vitória o navio de cruzeiro “Athena”, da Classic Intertional Cruises.

Durante a estada na ilha Terceira os passageiros (alemães, franceses, suecos e brasileiros) foram “saudados por Zeus”. 

A visita à independente Casa Agrícola Brum Lda. (Museu do Vinho) fez parte do circuito turístico. Ainda em território báquico conheceram a história e a vida da vinha e do vinho dos Biscoitos, degustando o tranquilo “Donatário” e o generoso “Chico Maria”.



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nos Biscoitos


Manuel de Abreu, António Mendes e João Vieira Gomes

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Analista Ambiental visita os Açores


Vindo do Brasil, encontra-se na Terceira o Professor Doutor Orione Álvares da Silva, Botânico, Analista Ambiental (Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo), acumulando vinte anos de experiência em Etnobiologia com grupos indígenas da Amazónia.

Durante a estada na Ilha visitou a região (de)terminada dos Biscoitos (hoje pomposamente classificada de Paisagem Protegida da Vinha dos Biscoitos), fazendo questão de entrar em território “Da Resistência”, para conhecer a história e a vida da vinha nas típicas curraletas e do genuíno vinho produzido com uvas  daquela freguesia do concelho de Praia da Vitória.

Ainda no Museu do Vinho dos Biscoitos da independente Casa Agrícola Brum encontrou-se com o generoso “Chico Maria”.

domingo, 18 de setembro de 2011

"L'Atalante" na zona marítima dos Biscoitos

O navio hidro-oceanográfico francês "L'Atalante" navegou na zona marítima dos Biscoitos.

O "L'Atalante", construído em 1990, está a realizar o levantamento topográfico e sub-superficial da Crista da Serreta e dos taludes e plataformas adjacentes.


sábado, 17 de setembro de 2011

Vindimas nos Biscoitos já têm 20 anos e reúnem centenas a pisar uvas (vídeo)

Por: Luciano Barcelos- RTP-Açores



Anterior post da XX Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos aqui


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

XX Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos (7)

 O anterior

Bailando no pátio da adega

No final da XX Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos o êxito da mesma estava bem patente nos rostos, cansados mas sempre alegres, dos elementos do GBCRT. Segundo a organização, “foram mais de 400 pessoas que estiveram presentes e  os objectivos  uma vez mais alcançados".
Bravo!





Continua