quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

OITO ANOS NA BASE AÉREA DAS LAJES

ILHA TERCEIRA (5)



Desastres sofridos:

A 4 de Janeiro de 1943 sofreu um pequeno acidente no Mouchão da Póvoa, na Base Aérea nº1 em Sintra.


A 25 de Agosto de 1947 sofreu um desastre no campo de aviação em Braga, no qual ficou ferido, mas felizmente restabeleceu-se totalmente.


Foi um grande desportista, os desportos favoritos eram a natação, remo, vela e também fez parte da equipa de Voleibol que representava a Base Aérea nº3 de Tancos, no Campeonato Desportivo Militar em 1947, pelo seu esforço quer individual, quer colectivo, revelando o maior entusiasmo e vontade de bem servir, conseguiu obter a honrosa classificação de Campeão Regional e Nacional, prestigiando com esta actuação não só o bom nome da Unidade como da Aeronáutica Militar, que serviu da melhor maneira” conforme Louvor que recebeu.

 A equipa de voleibol

Em 22 de Dezembro de 1948 foi transferido para a Base Aérea nº 4, nas Lajes, ilha Terceira.


Na Base das Lajes continuou os treinos, conforme consta na Caderneta Individual de Serviço Aéreo, as amaragens em avião SA-16 para treino de salvamento a náufragos de eventuais acidentes, fotografia, busca, meteo, em avião B-17G.

 Amaragem de hidroavião para exercícios de busca e salvamento


Reconheci, nas citadas Cadernetas, as assinaturas de alguns dos directores de serviço, de então, tais como Capitão António Portugal, Capitão Armando Correia Mera, Capitão Rosa Rodrigues, Major Vasconcellos e Sá.
Também colaborou com a SATA, fazendo os planos de voo, graciosamente, por amizade ao comandante, depois reconhecendo o seu trabalho, começou a ser remunerado.


Comandante Paixão, Sr. Henrique Parreira (representante comercial da SATA)

Continua




Sem comentários: