quinta-feira, 7 de março de 2013

Cesteiros nos Biscoitos

 José Eduardo Martins Pereira a acabar um cesto de uma asa ou de vindima

José Eduardo Martins Pereira nasceu a 11 de Setembro de 1949 na freguesia das Quatro Ribeiras. Aprendeu a arte de cesteiro com o seu pai, João Tomás Pereira, acompanhando-o nas deslocações aos Biscoitos, pelas adegas, cujos proprietários faziam encomendas de novos cestos ou reparações em usados. Há alguns anos tem, na sua adega sita à Canada da Rua Longa, oficina onde fabrica cestos, açafates, cestas e empalha garrafões, garrafas, etc.

Segundo mestre José Eduardo, para fazer um cesto de asa ou de vindima «começa-se pelo fundo, com 16 vimes de “urdume” (de urdir), o mesmo e tapado com vime miúdo. Depois volta-se o fundo ao contrário, virando o mesmo “urdume” para cima. Faz-se um “rodilha” à volta do fundo. Seguidamente leva uma “fiada”, com o mesmo número de vimes do que o “urdume”. Normalmente esta “fiada” dá até meio do cesto.

Continua-se o trabalho, espetando em sentido contrário 12 vimes para a asa. O cesto é aberto e rodado levando mais uma “fiada”, que dá para completar o cesto. Os “toros” do “urdume” rematam e fazem a “beira de cima”. Para finalizar espeta-se nas “pernadas” que ficam para a asa mais um ou dois vimes em cada uma. Torce-se a asa e arremata-se.

O tempo útil para se fazer um cesto de asa ou cesto de vindima é de uma hora e meia, mais coisa menos coisa.

Nos cestos de costas ou de duas asas, normalmente uma “fiada” não chega até meio, precisa mais 8 a 10 vimes, para chegar a meio. E na última, em vez de uma, duas, sendo a de cima com vime mais miúdo.O número de vimes utilizados é de 90 mais 30 mais curtos para o fundo totalizando cerca de 120 vimes. O tempo útil para se fazer um cesto destes é de um hora e três quartos, mais ou menos.

Início da armação do fundo (quadrado) de um cesto de duas asas ou de cesto de costas.


Quando aos vimes são amanhados os vimeiros com sachas e “desgrelados” 3 vezes no ano, à medida que vão crescendo. Em Janeiro são cortados pelo quarto minguante (“vazante”), cozidos e de seguida descascados.

Um cesto de duas asas custa 3.500$00. Actualmente existem dois cesteiros nos Biscoitos, este José Eduardo e Manuel Fernando Martins Rodrigues, de 47 anos, natural dos Biscoitos, com “tenda” na Canada da Rua Longa, paredes – meias com a outra oficina. 

Quanto aos mais antigos, recordamos nomes (aí pelos anos sessenta), como:

José Tomás – Bairro de São Pedro – Biscoitos
Chico Tomás – Bairro de São Pedro – Biscoitos
José Gaspar 
Francisco Sousa (Gaiteira).
Ribeiro, dos Altares.
João Tomás Pereira (Pai do José Eduardo Martins Pereira)

J.B.B.

In Revista Verdelho – Boletim da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos – Ilha Terceira – Açores – Página 8- Ano V-  N.º 5 – 2000 


ARTESÃOS NOS BISCOITOS - ARTE DE EMPALHAR » aqui

A TANOARIA NOS BISCOITOS » aqui

MANUEL COELHO MACHADO -
- MENOS UM ARTESÃO NOS BISCOITOS » aqui


Sem comentários: