segunda-feira, 1 de abril de 2013

Efemérides açorianas – Abril (5)


Corpo Santo – Angra do Heroísmo - Ermida de N.ª S.ª da Boa Viagem 


1.1973- Encerra, no Museu de Angra do Heroísmo, a Exposição de Desenho, Pintura e Colagens da autoria do micaelense Gilberto Amaral. 

2.2011- Realiza-se na Sociedade Filarmónica Recreio Serretense, o lançamento do livro “Serreta na Intimidade” da poetisa, natural daquela freguesia terceirense,  Rosa Silva (“Azoriana”).

3.1999- O Ministro da Presidência do Governo da Republica de Cabo Verde e o Ministro António Costa, do Governo Português, visitam o Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum e a sede da associação enófila Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.

4.2009- O Programa “Atlântida” da RTP – Açores é transmitido em directo do Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum.

5.1973 - O Navio dinamarquês “Marc Jutlandia”, que transportou 500 toneladas de adubo para algumas das ilhas do Arquipélago, descarrega em Angra do Heroísmo quatro mil sacos de adubo.

6.1976- Encontra-se na Ilha Terceira o Dr. Francisco Sá Carneiro, Secretário – geral do PPD (Partido Popular Democrático).

7.1976- Chega à Ilha Terceira o Dr. Arnaldo de Matos, Secretário-Geral do M.R.P.P. (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado).

8. 2011 - A Escola Básica Integrada dos Biscoitos comemora o Dia Nacional dos Moinhos.

9. 2010 - No jantar oferecido, na cidade da Horta, pela Presidência do Governo Regional – Carlos César brindou, com “Chico Maria”, à presença nos Açores do Príncipe Alberto II, do Mónaco.

10.1999- A Casa Agrícola Brum apresenta (lança) os generosos “Chico Maria

11. 2002- O Jornalista Armando Mendes apresenta, nos Biscoitos, na Adega do Serviços de Desenvolvimento Agrário da ilha Terceira , o manual de divulgação e promoção de vinhos dos Açores.

12.1974- Encontra-se em Angra do Heroísmo o Dr. Manuel de Paiva Boléo, que fará uma palestra intitulada “Alguns aspectos do planeamento familiar e do aborto provocado”.

13.1973- Celebra-se na Igreja de N.ª S.ª da Guia (Igreja de São Francisco) em Angra do Heroísmo a Festa de Nossa Senhora das Dores.

14. 1939- Nasce em Angra do Heroísmo o ilustre açoriano José Orlando Bretão.

15.Encontra-se na cidade da Horta o Professor Doutor José Augusto França, Professor da Universidade Nova de Lisboa, crítico e historiador de Arte.

16.1973- É baptizado, nos Estaleiros da Serefame, em Angola, o rebocador “São Miguel” que se destina ao porto de Ponta Delgada. 

17.1761- Começam as erupções vulcânicas no Pico Gordo, ilha Terceira. 

18. 1973- A empresa “Molaflex” oferece ao Clube Náutico de Angra do Heroísmo um “Optimit”, embarcação de iniciação à vela.
    
19.1974- É conferido o Sacramento da Ordem, na Matriz de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, ao Rev.º Francisco Dolores Monteiro Borges de Medeiros.

20.1976 - O número de dormidas nos hotéis e pensões de Ponta Delgada, durante os passados meses de Janeiro e de Fevereiro rondou as 10.303.

21. 1973- A Sociedade Corretora Lda. – Conservas, em Ponta Delgada, contrata 43 pescadores oriundos do Continente e Madeira

22.1973- O Rádio Clube de Angra apresenta o novo disco de folclore musical da ilha Terceira interpretado pelo duo Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo.

23. 2004- O Eng.º José Duarte Amaral é homenageado pela Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos no I Simpósio das Confrarias Báquicas e Gastronómicas de Portugal, a decorrer em Angra do Heroísmo.

24. 2008- Realiza-se na Praia da Vitória o II Simpósio das Confrarias Báquicas e Gastronómicas de Portugal

25. 2004 – O Eng.º António Mesquita Montes, Grão-mestre da Confraria da Região Demarcada do Douro, aborda “A especificidade do vinho açoriano inserido nas zonas classificadas ou protegidas”, no I Simpósio das Confrarias Báquicas e Gastronómicas de Portugal.

26.1975- Encontra-se em digressão no Brasil o Sport Club Lusitânia

27.1974- Militares ocupam as instalações da Legião Portuguesa e da Direcção Geral de Segurança em Angra do Heroísmo.

28.1974- Realiza-se, no Corpo Santo, em Angra do Heroísmo, a festividade em honra da Senhora da Boa Viagem, padroeira dos marítimos. 

29.2009- Realiza-se na Ilha Terceira o 9.º Encontro de Química dos Alimentos.

30. 1994- Realiza-se no Convento de Cristo, em Tomar, mais uma entronização e confirmação de Confrades da Colegiada dos Enófilos de São Vicente, cerimónias que contaram com a presença de representantes da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.

Efemérides açorianas – Abril
Efemérides açorianas – Abril (2)
Efemérides açorianas – Abril (3)
Efemérides açorianas – Abril (4)


Provérbios: Abril

1 comentário:

Rosa_azoriana disse...

Obrigada pela referência e registo. Abraço amistoso