quarta-feira, 17 de julho de 2013

Nuno Pino Custódio na Ilha Terceira



"Sendo reconhecido que o Teatro voltou a ser uma actividade que ocupa o centro da vida pública, onde políticos e governantes tornaram a fazer uso do seu poder de influência para melhor comunicarem os seus programas e ideais, não deixa de merecer referência a curta estada do importantíssimo encenador Nuno Pino Custódio na Ilha Terceira! À chegada, o próprio comentou a correr aos microfones dos inúmeros órgãos de comunicação social que o esperavam nas Lajes que tinha "chegado à Terceira na Segunda", refugiando-se logo a seguir num micra cinzento, naquela que para muitos é já interpretada como uma clara manifestação de encorajamento a uma vida mais simples e austera: "Os artistas são pobres por definição, até porque a economia, neste momento, já só é para estúpidos", proferiu ele na semana passada, após a sua última estreia "Uma pequena história do mundo", uma metáfora ao crime organizado legalizado.
Nuno Pino Custódio criou mais de 40 espectáculos originais desde 1991 mas nunca os registou em literatura por ser filho de uma mãe bibliotecária e ter caído no caldeirão ainda aos 8 anos de idade. Ler lê! mas, diz ele, "já não precisa de escrever". As personagens das suas obras falam, os actores das suas peças têm bons timbres, articulam maravilhosamente as palavras, entoam de uma forma espantosa, com inflexões que já fazem escola, a dicção é a actividade que melhor valida os pensamentos que os seus diálogos veiculam mas o registo em papel (seja papel papel seja digital virtual) é apontado pelo sector como um "egoísmo intolerável, pois priva do mundo a sua tão singular arte, fazendo cair no esquecimento um autor que podia granjear os louros de séculos e séculos de secura e banalidade", como afirma fonte familiar do sexo feminino que deseja manter o anonimato.
Depois de estrear "Uma pequena história do mundo", Nuno Pino Custódio encontra-se na nossa Ilha para descansar. Mas a mesma fonte que não revela a identidade por nada deste mundo já divulgou: "Ele só gostava de tinto e anda a beber Verdelho como se fosse um troglodita, para além de estar às escondidas a aprender o horrível sotaque dos Biscoitos pelo que, certamente, já estará a magicar alguma. Aliás", questiona a mesma fonte, "porque se interessa ele tanto pelo tema da entrada dos ingleses e americanos na ilha aquando dos anos quarenta e cinquenta? Não será, certamente, para obter umas calças Levis mais baratas na Base das Lajes..." Outro dos dados a levar em conta é o de ficarmos a saber que Nuno Pino Custódio não tirava férias desde 2006 e agora ter escolhido em exclusivo a nossa ilha por cerca de 3 semanas! Estará realmente em descanso ou prepara um novo trabalho? Eis a questão que fica no ar. Amanhã mudar-se-á para Angra e na quinta comerá numa importante casa terceirense cuja mesma fonte feminina também deseja que se oculte o nome, uma caldeirada de congro... Dá que pensar.
Na foto, Nuno Pino Custódio procurou há dias recolhimento no Pico Matias Simão, com a sua fonte anónima, mas o nosso jornal conseguiu esta imagem, em exclusivo, provando que a sua estada na Terceira é mesmo uma realidade a merecer novos desenvolvimentos."


1 comentário:

Marcolino disse...

Gostei! ;-)

M. Candeias