terça-feira, 20 de agosto de 2013

MUNICÍPIO ANGRENSE

HOMENAGEIA JOÃO AFONSO


No próximo dia 26 de agosto, pelas 20, 30 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, terá lugar uma sessão solene em que será homenageado o escritor, poeta e jornalista João Afonso.

Álvaro Monjardino vai encarregar-se do elogio do homenageado, falando da sua vida e obra notável, ao longo dos noventa anos que João Afonso completará no dia seguinte.

Competente e prestável bibliotecário, por muito acessível durante as quatro dezenas de anos em que trabalhou na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo, possui interessante obra na poesia, merecendo um Prémio Nacional de Poesia do SNI. Na historiografia e etnografia açoriana tem vários livros publicados, para além de ser criterioso investigador da baleação açoriana, que motivou entre dezenas de trabalhos sobre a temática, o seu Álbum, autêntica cartilha, Mar de Baleias e de Baleeiros, edição da Direção Regional da Cultura, Angra do Heroísmo, 1998.

João Afonso é um dos mais conhecidos e destacados vultos da cultura açoriana e marcou presença ativa e dinâmica em quase todos os grandes acontecimentos culturais ocorridos nos Açores durante os últimos setenta anos, não fosse ele, também, um atento jornalista interventivo sempre em defesa dos Açores, nunca esquecendo a ilha e cidade onde nasceu, enriquecendo títulos como Diário Insular (co-fundador) e A União.
Daí a justeza deste ato. J.B.B.

Sem comentários: