segunda-feira, 28 de outubro de 2013

HÖEGH MANILA

na costa dos Biscoitos


O navio de carga, de bandeira norueguesa, Höegh Manila da Höegh Autoliners navegava às 11h39 de hoje junto à costa norte da ilha Terceira, rumo a Port Said (Egipto).


sábado, 26 de outubro de 2013

Sem Comentários




Para os curiosos:
"Consumo de bebidas alcoólicas na Ilha Terceira" »» AQUI

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Riso dissolvente


"O riso é um dissolvente, não é um remédio. O riso amolece, relaxa e acaba por tornar imbecis aqueles mesmos que o empregam contra a imbecilidade alheia. É uma arma perigosa, de dois gumes, uma arma má. Voltaire feriu o cristianismo com as suas chocarrices, mas feriu mais profundamente ainda a seriedade moral, a dignidade, a religiosidade da geração, que se associou, sem bem saber porque, ao seu eterno ricanement.  
Receio que nos venha a acontecer, em Portugal, coisa semelhante. Andamo-nos a rir continuamente uns dos outros, na virtuosa intenção, ao que parece, de nos corrigirmos e reformarmos mutuamente, e afinal temo que não façamos senão relaxarmo-nos uns aos outros cada vez mais.
Uma certa dose de seriedade ainda quando seja pouco hirta, um pouco pedantesca, na sua gravidade convicta, e por conseguinte um pouco ridícula, é condição essencial da vitalidade e da sanidade do espirito publico. Quando um povo chega a rir-se de si próprio, é porque perdeu, com alguns preconceitos e uma certa estreiteza inerente a toda a convicção séria, uma boa parte, senão a melhor parte, da sua virtude colectiva."

Anthero do Quental

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Produção de vinho nos Biscoitos em 2013


Segundo um vinhinho marinheiro a quantidade de vinho produzido por produtores/engarrafadores e outros vitivinicultores este ano nos Biscoitos foi de 15.595 Litros de castas brancas europeias (Vitis vinífera) e 22. 100 Litros de castas de produtores directos e híbridos (“Vinho de Cheiro”). Ler mais Aqui 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Compilação da imprensa (45)

Quatro marcas disponíveis no mercado

Vinho de Cheiro à venda
contra vontade da Europa

In Diário Unsular de 19 de Agosto de 1998

                               Carregar na imagem para aumentar...


Já que a foto é de uma vinha da Verdelho dos Biscoitos...brindemos à nossa saúde!

Acerca do vinho  ("de cheiro") - Maduro-Dias, no  Diário Insular de 18 de Agosto de 2003 aqui


Outras "Parras" :

Planta da Freguesia dos Biscoitos (ano 1830) aqui

Plantas Vasculares nas Vinhas dos Biscoitos (ano 1971) aqui.

"A vinha perde-se e a população nada ganha" (ano 1994) aqui.

"Região de Biscoitos, nos Açores - Casas em vez de vinhas" - Santos Mota (ano 1994) - aqui.

"Biscoitos: que futuro? "-José Aurélio Almeida (ano 1996) - aqui.

"As Vinha dos Biscoitos" -Bailinho de Carnaval da Freguesia das Fontinhas. (ano 1997) aqui.

"Uma virada nos Biscoitos"(Açores)- (ano 1998) aqui.

O viticultor açoriano está envelhecido (ano 1998/99) aqui

“Provedor de Justiça dá razão à Confraria” (ano 1999) aqui.

“Museologia de Interpretação da Paisagem Ecomuseu dos Biscoitos, da ilha Terceira” - por Fernando Santos Pessoa (ano de 2001) aqui.

"Carta de risco geológico da Terceira" (ano ano 2001) aqui.

"Paisagem Báquica - Memória e Identidade" - Aurora Carapinha (ano 2001) aqui.

“A Paisagem Açoriana dos Biscoitos” - por Gonçalo Ribeiro Telles (ano 2002) aqui.

"Fadiga sensorial" (ano 2007) aqui.

"Defender curraletas!" (ano 2007) aqui.

"Tutores" (ano 2007) aqui.

"Rememorando as origens dos Biscoitos nos séculos XV e XVI"- por Rute Dias Gregório (ano 2008) aquiaqui e aqui.

“A Vinha, o Vinho dos Biscoitos e o Turismo” - por Margarida Pessoa Pires (ano 2009) aqui.

Biscoitos de Lava para os “sete magníficos” (ano 2011) aqui

Produtores engarrafadores e produção de vinho nos Biscoitos em 2012-  Aqui





segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A Bandeira Azul e Branca

Decreto de 18 de Outubro de 1830



A título de curiosidade e conservando-lhe a ortografia e a pontuação com que foi publicado, damos em seguida o decreto lavrado em 18 de Outubro de 1830 e que se encontra no n.º 24 da “Chronica da Terceira”, de 21 de Outubro do mesmo ano:

«Decreto n.22 – Tendo o Governo, que usurpou o throno de Sua Magestade Fidelíssima, usurpando a cores, que tinham guiado para a Victoria as Tropas Portuguezas, sempre distinctas pelo seu valor, e lealdade; e sendo necessarias hoje novas insígnias, que distingam os Portuguezes que permaneceram fieis no caminho da honra, daquelles, que tiveram a desgraça de sueguir o partido da usurpação; Manda a Regencia, em Nome da Rainha, quede ora em diante a Bandeira Portugueza seja bi-partida verticalmente da haste, e as Armas Reaes collocadas ao centro da Bandeira, a metade sobre uma das cores, e Manda outrosim a Regencia, em nome da mesma Senhora, que nos Laços Militares do Real Exercito e Armada se uzem as mesmas côres azul e branca com a mesma forma de Laço actualmente em uso, e occupando a côr branca a parte exterior, e centro do mesmo; e confia a Regencia que todos os Leaes Portuguezes, tanto dentro dentro como fóra do Reino, se apressarão em reunir-se debaixo d’estas Insinias para a restauração de Sua Legítima Soberana, e sustentação da Carta Constitucional da Monarchia.»
O Ministro e Secretário d’Estado assim o tenha entendido e expressa para a sua execução as ordens necessarias – Palacio do Governo em Angra, dezoito de Outubro de 1830. (aa) Marquez de Palmella – Conde de Vila Flor – José Antonio Guerreiro – Luiz da Silva Mousinho d’Albuquerque.

sábado, 19 de outubro de 2013

JÁCOME DE BRUGES BETTENCOURT

EM ANIVERSÁRIO


 Aspecto do jantar de aniversário

Como de costume, mais uma vez se deslocou ao Faial, logo no início de Setembro, Jácome de Bruges Bettencourt e sua mulher, Fernanda Ferreira, tendo aí festejado o seu 67º Aniversário na Horta, sua cidade natal.
Usando o transporte marítimo, fez-se o casal acompanhar, na sua bagagem, de uma mala térmica contendo as "inevitáveis" cracas e verdelho Brum (Biscoitos), produtos bem terceirenses, podendo dizer-se assim que esta ilha não poderia estar melhor representada...
O jantar comemorativo do dia 5 de Setembro preparado pelas amigas da Fernanda e Jácome foi de subido requinte gastronómico e decorreu, tal como há 4 anos, em rotatividade, na casa da Maria do Carmo Ferreira (Micá), vivenda de bom gosto, sita em ponto estratégico à Vista Alegre (Horta), de cujas varandas e espaços ajardinados se desfrutam magníficos panoramas para a bela cidade portuária e, sobretudo para o canal com a majestade do Pico ou São Jorge como fundo.
Na ementa, para além das entradas, dos mariscos, sempre bastante apreciados pelos presentes, seguiu-se o chili da Micá e a rematar um pudim de morangos com suspiros, delicioso manjar da dona da casa.
Mas, como o Jácome faz sempre questão de dizer as suas "incursões pela boa mesa" são continuadas e, tanto nesta como nas anteriores estadas no Faial, merecem sempre registo os almoços e jantares em casa da Estela Caldeira ou na da Lúcia Serpa, onde abundam desde as lapas e caranguejos aos pratos de saborosos peixes onde imperam a veja, o encharéu, o lírio, o pargo ou a bicuda, entre outros.
Neste ano de apertos pela crise, as passagens pela restauração foram mais reduzidas, mas gostaram de "O Cagarro" da Praia do Almoxarife, onde degustaram a moreia frita, os filetes de abrótea ou a boca negra.
Como é habitual, foram todos os dias tomar banho à praia do Porto Pim, que o Jácome faz questão de afirmar ser a melhor dos Açores.

Prato com brasão da cidade da Horta

O aniversariante merece sempre que nos lembremos dos seus gostos de colecionador, pelo que foi obsequiado com um artístico prato tendo como decoração central o brasão da cidade da Horta e, para a sua temática alusiva a Santo António, a medalha dos 146 anos (1858/2004) da Casa de Infância de Sto. António (Horta). Da Terceira, enviado pela família de José Avelino Rocha Santos uma pequena escultura deste santo em pedra sabão, esculpida em Bragança pelo artesão Zé da Pedra (José Mendes) e outra da mesma evocação oferecida pela família de Luís Brum, em barro, proveniente da escola, agora em mão dos filhos do grande artesão Domingos Gonçalves Lima (“Mistério”) (1921-1995) natural de Galegos de São Martinho, região de Barcelos.
Ainda sobre esse prato, é curioso lembrar que a heráldica aqui figurada foi a única que resistiu nos Açores à sanha republicana e conseguiu chegar aos nossos dias intacta.
Ainda bem que Angra do Heroísmo resolveu “restaurar” os seus verdadeiros símbolos heráldicos, cuja ordenação e cores mereceram aprovação em Assembleia Municipal por unanimidade e aclamação.
Até para o ano,
A. da H.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

VII Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa

Coimbra 19  a 27 de Outubro 2013


Carregar na imagem para ler

19 Outubro - 17H00 - Pavilhão Centro de Portugal

 A Convite da Orquestra Clássica do Centro é inaugurada amanhã, dia 19 de Outubro, em Coimbra a exposição "A Propósito de Natália..." convidado o artista Luis Brum a desenvolver uma residência em contexto com os Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa, criando assim " Entre Linhas, Letras e Música".

 “A propósito de Natália -  Entre linhas, letras e músicas”. Inauguração da exposição* de Luís Brum. 

Concerto com Carlos Alberto Moniz - Viola da Terra


* Apoio: IAC - Instituto Açoriano da Cultura


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

EX-LÍBRIS PORTUGUESES HERÁLDICOS - TOMO II


Foto: Academia Portuguesa de Ex-Líbris

Com a chancela de Letras Lavadas Edições – Publiçor, será disponibilizado a partir do dia primeiro de Dezembro próximo, o segundo volume da notável obra Ex-Líbris Portugueses Heráldicos, da autoria de Sérgio Avelar Duarte, cujo primeiro volume surgiu há 23 anos, editado pela Civilização, alcançando então, enorme êxito, sobretudo junto de coleccionadores ex-libristas, heraldistas e genealogistas.

Nesse extraordinário trabalho de investigação e sistemática inventariação Sérgio Avelar Duarte, pela primeira vez aí reproduziu 1303 ex-libris usados por portugueses ou por estrangeiros relacionados com Portugal.

Esse incontornável e precioso instrumento de trabalho para estudiosos na área das ciências da história acima referidas, foi lançado (Tomo I) em Angra do Heroísmo, no mês de dezembro de 1990, encarregando-se da sua apresentação o delegado da Academia Portuguesa de Ex-líbris nos Açores, Jácome de Bruges Bettencourt. Este evento encheu a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, contanto com a presença do então S. R. E. C. Aurélio da Fonseca e do D.R.A.C. Vítor Duarte.

O volume que agora vai surgir dá à estampa cerca de 400 novos ex-líbris heráldicos, com destaque para muitos inéditos por, até aqui, desconhecidos, já que inexistentes nas grandes colecções nacionais que, aliás, o autor passou “a pente fino”.

Chama-se a atenção para o facto de a Publiçor fornecer ficha de subscrição antecipada, isto é, até 5 de Novembro, o que permitirá a aquisição deste livro por 23€ (incluindo portes do correio). O preço normal será de 28€.

Foto: Academia Portuguesa de Ex-Líbris

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Compilação da imprensa (44)


Até 2006

ILHAS PODEM PRODUZIR VINHO PROIBIDO

In A União de 31 de Julho de 2001

Carregar na imagem para ler

"Acerca do vinho" - Maduro-Dias, no  Diário Insular de 18 de Agosto de 2003 aqui


Outras "Parras" :

Planta da Freguesia dos Biscoitos (ano 1830) aqui

Plantas Vasculares nas Vinhas dos Biscoitos (ano 1971) aqui.

"A vinha perde-se e a população nada ganha" (ano 1994) aqui.

"Região de Biscoitos, nos Açores - Casas em vez de vinhas" - Santos Mota (ano 1994) - aqui.

"Biscoitos: que futuro? "-José Aurélio Almeida (ano 1996) - aqui.

"As Vinha dos Biscoitos" -Bailinho de Carnaval da Freguesia das Fontinhas. (ano 1997) aqui.

"Uma virada nos Biscoitos"(Açores)- (ano 1998) aqui.

O viticultor açoriano está envelhecido (ano 1998/99) aqui

“Provedor de Justiça dá razão à Confraria” (ano 1999) aqui.

“Museologia de Interpretação da Paisagem Ecomuseu dos Biscoitos, da ilha Terceira” - por Fernando Santos Pessoa (ano de 2001) aqui.

"Carta de risco geológico da Terceira" (ano ano 2001) aqui.

"Paisagem Báquica - Memória e Identidade" - Aurora Carapinha (ano 2001) aqui.

“A Paisagem Açoriana dos Biscoitos” - por Gonçalo Ribeiro Telles (ano 2002) aqui.

"Fadiga sensorial" (ano 2007) aqui.

"Defender curraletas!" (ano 2007) aqui.

"Tutores" (ano 2007) aqui.

"Rememorando as origens dos Biscoitos nos séculos XV e XVI"- por Rute Dias Gregório (ano 2008) aquiaqui e aqui.

“A Vinha, o Vinho dos Biscoitos e o Turismo” - por Margarida Pessoa Pires (ano 2009) aqui.

Biscoitos de Lava para os “sete magníficos” (ano 2011) aqui

Produtores engarrafadores e produção de vinho nos Biscoitos em 2012-  Aqui


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A MDF e a Arqueologia Industrial no Médio Tejo

Mesa Redonda em Tomar


Carregar na imagem para ler o programa

Realiza-se amanhã, dia 15 de Outubro, pelas 14h00, na sala B262 do Instituto Politécnico de Tomar, uma Mesa Redonda com o objectivo de discutir  a MDF- Metalúrgica Duarte Ferreira e a Arqueologia Industrial no Médio Tejo.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Antes e Agora (25)


Freguesia de S. Bartolomeu dos Regatos
Concelho de Angra do Heroísmo



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Rótulos (11)



Produtor engarrafador: Eng.º Raul Machado Costa
Rótulo: 8,5 cm x11.3cm
Concepção: Manuel Machado Ávila
Colecção: Luís Mendes Brum

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Jaquê colhido

Verdelho bebido

“Todos bebem o seu vinho,
De qualquer modo. – mesmo os que não bebem:
Porque também é vinho o que concebem
Para esquecer o caminho,
A Poesia, é o meu vinho;
- Que importa o que os outros bebem?!”

Carlos Queiroz

sábado, 5 de outubro de 2013

Ex-Líbris báquicos (14)


JOÃO MARINHO
D./L.: “Recte ponere otia”
G.: J.C.
T.: Xilagravura
Col.: Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Efemérides açorianas – Outubro (5)



Paços do Concelho da Praia da Vitória - 1.ª Exposição de Ex-Líbris Báquicos

1. 1986- Nasce na freguesia da Terra Chã, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira a atleta Sofia Alexandra Sousa Pires.

2.1976- O Secretário Regional do Equipamento Social reúne-se em Angra do Heroísmo com membros da Agência Internacional de Desenvolvimento, Mr. Patterson e Marck Parris tendo como assunto o auxílio americano nos Açores nas áreas de saneamento básico, habitações, irrigações e construções escolares para o ensino secundário.  

3.1999 – O Professor Bianchi de Aguiar, Presidente da O.I.V. visita o Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum e a sede da associação enófila Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.

4.1976- A Fanfarra Operaria Gago Coutinho e Sacadura Cabral grava, na Rapsódia Lda., um disco de quarenta e cinco rotações por minuto.

5.2009-É inaugurada no átrio superior dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo a Exposição “Heráldica - Cores e Formas”


7.1976- O Ministro da República para os Açores, General Octávio de Carvalho Galvão de Figueiredo, visita a sede do Programa Pecuário dos Açores - PPA- e as instalações do Instituto Universitário dos Açores na Terra Chã, concelho de Angra do Heroísmo. 

8.1976- Um óptimo ano agrícola.

9.1994- A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos está presente nas cerimónias de investidura da Confraria dos Enófilos do Dão, que teve lugar no Museu Grão Vasco, em Viseu.

10. 2008- Decorre em Angra do Heroísmo a Exposição “Máscara Ibérica”.

11. 2008- O Partido Socialista realiza uma toirada à Corda em S. Sebastião, concelho de Angra do Heroísmo.

12.1973- O Seminário Episcopal de Angra solenemente as suas actividades.

13.1970 – A fim de preparar a sua tese de licenciatura sobre “ Vulcanologia na Ilha Terceira” está em Angra do Heroísmo o universitário inglês Stephen Self.

14.1954- Começa a funcionar na ilha Terceira a CSB -218 NEWSCAST TV.

15.2009 - Encerra no Centro Cultural de Angra do Heroísmo, a 1ª Mostra Filatélica “Pérolas do Atlântico”.

16.1973- Oficiais da Força Aérea do Irão esgotam o Motel “Nove Ilhas” localizado no Cabo da Praia, concelho da Praia da Vitória.

17. 2008. Falece em Angra do Heroísmo o ilustre açoriano Carlos Corvelo Pereira Rodrigues.

18. 2008- A Confraria do Chá Porto Formoso realiza no Teatro Micaelense, em Ponta delgada, um Seminário rotulado “Ao Encontro do Chá”.

19.1973- É convidada para assistente da Faculdade de Medicina de Lisboa a angrense Dr.ª Maria Luísa Pato Dias Afonso Correia.

20.2008- O Prof. Doutor Aníbal Pinto de Castro, profere uma conferência em Angra do Heroísmo sobre o tema “O Regicídio de 1908 – Desenlace de uma tragédia humana e política”

21.1970- Está na ilha Terceira o automobilista micaelense Roberto Mota que representou os Açores na última “Volta à Ilha da Madeira”.

22. Falece, em Lisboa, o ilustre terceirense Jorge Bretão.

23.1973- Canoas do Cais do Pico caçam uma baleia e as da ilha do Faial outra. 

24.1973- Através da Estação Agrária e da Direcção Geral dos Serviços Agrícolas está na Terceira o Prof. José Francisco de Leão Ferreira de Almeida, professor de Viticultura e Ampelografia do Instituto Superior de Agronomia e Técnico do Centro Nacional de Estudos Vitivinícolas. A estada na Ilha tem como finalidade a substituição dos produtores directos (Isabella e outras) por castas europeias.

25. 1985- A Sé de Angra é devastada por um grande incêndio durante as obras de reconstrução, após o terramoto de 1 de Janeiro p.p. 

26. 1973- Promovida pela a empresa turística Airtours, com sede em Frankfurt, Alemanha, encontra-se na ilha do Pico um grupo de quinze agentes de viagens.

27.1973- O Padre José Vieira Gomes é o novo pároco da Vila Nova, concelho da Praia da Vitória. É recebido por muitos paroquianos, autoridades e Filarmónica daquela Freguesia.

28. Realiza-se nos Paços do Concelho da Praia da Vitória a 1ª Exposição de Ex-Líbris Vitivinícolas organizada pela Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos e Associação Portuguesa de Ex-Líbris.

29.1973- Tendo em vista a substituição dos produtores directos (Isabella / “vinho de cheiro”), entre outras castas, realiza-se na Estação Agrária, na Vinha Brava, uma reunião aberta aos viticultores terceirenses com a presença do Prof. José Francisco de Leão Ferreira de Almeida, professor de Viticultura e Ampelografia do Instituto Superior de Agronomia e Técnico do Centro Nacional de Estudos Vitivinícolas. 

30. 2009 - Decorre nas freguesias dos Biscoitos e da Serreta o Exercício Açor 092

31. 1971- Através de um intercâmbio escolar decorre na Escola Preparatória Roberto Ivens, em Ponta Delgada, uma exposição de Desenhos Infantis Japoneses.



Efemérides açorianas – Outubro
Efemérides açorianas – Outubro (2)
Efemérides açorianas – Outubro (3)
Efemérides açorianas – Outubro (4)



Provérbios: Outubro