terça-feira, 28 de outubro de 2014

MUSEU DO VINHO DE MACAU destaca vinhos açorianos

O INTERESSE DO MERCADO CHINES


 Situado no Centro de Actividades Turísticas, lado a lado com o Museu do Grande Prémio de Macau (dedicado às provas e corridas automobilísticas), está o Museu do Vinho de Macau. Inaugurado pelo último Governador, em 1995, o espaço possibilita ao seu visitante, maioritariamente chinês, o visionamento das diversas fases da produção vinícola, focada sobretudo no nosso País. Podem ser encontradas 1115 marcas de vinhos portugueses, dentro das quais diferentes casas e adegas açorianas. Com efeito, o arquipélago tem uma secção que lhe é inteiramente dedicada: Uma garrafeira com os diversos vinhos (tranquilos e generosos) produzidos na região e área de provas.
 O Museu exibe ainda trajes das diversas confrarias do Vinho e de trajes regionais portugueses. Os Açores fazem-se representar pelo traje da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, que há quinze anos marcara também ela presença na inauguração deste espaço.

 O interesse do mercado chinês pelos vinhos portugueses




O interesse pelo vinho está a crescer entre a população macaense. Aumentaram as importações, o consumo e a formação profissional na área. 
As importações para Macau cresceram sobretudo a partir do momento em que foram removidas as tarifas alfandegárias de 15 por cento em 2008. Consequentemente, o vinho ficou mais barato, aumentando o número de lojas e locais de venda. 
França seguida por Portugal são os principais países de origem do vinho importado. O vinho tinto representa cerca de 90 por cento das importações. Portugal continua a ser o principal país de origem de vinho branco, em termos de volume, com 214.353 litros importados entre Janeiro e Outubro de 2013 (279.910 no mesmo período em 2012). 



Sem comentários: