quarta-feira, 1 de novembro de 2017

EFEMÉRIDES AÇORIANAS- NOVEMBRO (9)

Angra do Heroísmo

1. 1986- É inaugurado na freguesia da Feteira, concelho de Angra do Heroísmo, o Restaurante O Barrigada (onde antes funcionou o restaurante da “Tia Rosa”) propriedade da família Martins: Francisco (Chico Martins) Ana Maria, Anabela e Paulo Alexandre.

2.1985- Abre ao público a Exposição de Arte Sacra em cinco salas do Museu de Angra na presença do Ministro da República para os Açores e de Sua Eminência Cardeal D. António Ribeiro.

3. 1985- A maioria da Filarmónicas existentes na Ilha Terceira executam em conjunto, sob a batuta de José Borges Leal Pamplona, no adro da Sé d’Angra a marcha “3 de Novembro”, da autoria de Artur Fonseca. Foram muitos os aplausos e muita a chuva.

4.2014- Realiza-se na Vila de Santa Cruz da Graciosa A Feira das Oportunidades. Uma organização do Município, Núcleo Empresarial e Associações Agrícolas da Ilha.

5.1954-Nasce em Ponta Delgada, ilha de São Miguel Mário Jorge Rodrigues Machado. Foi  Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e deputado na Assembleia Legislativa dos Açores.

6.1995- Tem início no Centro de Formação Profissional Agrária de Angra do Heroísmo a primeira Sessão de Apreciação e Prova de Vinhos, a ter lugar nos Açores, uma organização da Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos.

7.1978- O Dr. Álvaro Monjardino  profere uma palestra “Transformar os Açores demora uma geração” na Casa dos Açores em Lisboa.

8.2016 -"A partir desta data os vinhos da Adega Cooperativa dos Biscoitos C.R.L.sita à Canada do Tenente Coronel (antiga Canada da Galega) na Ilha Terceira - Açores), passam a ser produzidos e engarrafados pela Anselmo Mendes Vinhos Lda.. Com as marcas Magma e Muros de Magma, sob orientação técnica dos enólogos Anselmo Mendes e Diogo Lopes." 

9.1943- O Grupo de Esquadrilhas 247, sedeado nos Açores, ataca o primeiro submarino, com afundamento.

10.2007-No Programa"Gostos e Sabores" da RTPN da responsabilidade do conhecido Chefe Hélio Loureiro, realizado na Ilha de São Miguel, o vinho de Verdelho dos Biscoitos "Donatário" da adega da Casa Agrícola Brum Lda., fez parte da ementa.

11.2007-No âmbito da cadeira de tecnologia do Vinho, da cerveja, e das bebidas espirituosas alunos do 4.º Ano de Tecnologia Agro-Alimentar da U.A., acompanhados pela sua professora Maria Teresa Ribeiro de Lima, visitam o Museu do Vinho dos Biscoitos e a adega da Casa Agrícola Brum.

12.1930- Inicia a sua publicação o jornal “Correio da Horta”.

13.2011- Tem início no pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo o III Encontro de Arqueologia das Ilhas da Macaronésia.

14.2009- A Confraria Atlântida do Chá realiza no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, o seu II Capítulo. Algumas confrarias marcam presença, entre as quais a do Vinho de Verdelho dos Biscoitos.

15.2003 -Falece Gustavo de Fraga natural da Fajãzinha, ilha das Flores, co-fundador da Universidade dos Açores / docente nas áreas da Filosofia e História Filosófica.

16. 2014- “Em cerimónia Pública, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra, a Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Embaixadora Ana Martinho, fez entrega do Certificado de membro da UNAL (Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO) ao diretor da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo”.

17.2013- O Chico Maria dos Biscoitos,ilha Terceira-Açores entra numa prova de vinhos portugueses conduzida e comentada pelo experiente conhecedor de vinhos Tomás Caldeira, Cabral no "Mercado de Vinhos" do Campo Pequeno, em Lisboa. 

18. 1981- Bispo de Viseu, D. José Pedro da Silva, natural da Fajã de São João, ilha de S. Jorge, comemora 25 anos da sagração episcopal.

19.1999 – É constituída a associação sem fins lucrativos denominada de Casa do Triângulo – Associação Cívica  na  freguesia de São Pedro, concelho de Ponta Delgada.

20.1991- Novo decreto-Lei n.º 445/91 referente ao novo regime jurídico de licenciamento municipal de obras particulares. 


22. 1860 - É inaugurado em Angra do Heroísmo o Teatro Angrense.

23.2010- Canto ao Vinho!- pela poetisa terceirense Rosa Silva.

24. 2000 - Atalhada Futebol Clube inaugura o seu Polidesportivo. Concelho de Lagoa, ilha de S. Miguel.

25.1895- É fundada na Vila da Calheta (ilha de S. Jorge) a Sociedade Filarmónica Estímulo.

26. 1910- Nasce na freguesia da Matriz da cidade da Horta Amílcar Goulart, escritor, dramaturgo, actor, produtor radiofónico, realizador e encenador.

27.1990- Decorre no Biscoitos (PV) um Curso de viticultura organizado pela direcção regional do desenvolvimento agrário.

28.2009- Realiza-se o Trepa Paredes 09 na parede de escalada da Escola Secundária (padre) Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo.

29. 1886- É Fundada na Vila de S. Sebastião A “União Popular” (a Filarmónica União Sebastianense) por um grupo de cidadãos naturais e residentes naquela Vila da Ilha Terceira: José Machado Maciel, Cândido Gonçalves da Roza, Manuel Ferreira Drumond Coelho, António Pereira de Mello, Cândido de Mello Pacheco, Francisco Ferreira Machado, Francisco Falcão Toste, Luís Cardoso Disis, Manuel Paim Toste, Manuel Ferreira Machado, Cândido Gonçalves Roza e Francisco Machado Drumond.

30.1893- Tem início as obras da Praça de Toiros Espírito Santo, à Pereira, em Angra do Heroísmo.

Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira” e “Almanaque Açores” e facebook.

Sem comentários: