quinta-feira, 1 de março de 2018

EFEMÉRIDES AÇORIANAS - MARÇO (10)


Ponta Delgada – 1994 - 1.º Encontro das Instituições Museológicas dos Açores. Na foto (gentilmente cedida pelo Museu Carlos Machado), António Maia Nabais (intervindo); Rui de Sousa Martins; Cristina Gonçalves; Luís Mendes Brum; Padre João Caetano Flores; Reis Leite; Francisco Lima, entre outros.

1. 1898- É publicado o primeiro número do Boletim da UPEC – União Portuguesa do Estado da Califórnia (Sam Leandro – EUA).

2.1976- Uma organização industrial micaelense ligada a capitais ingleses está a instalar nos arredores de Ponta Delgada equipamento para armazenagem de pedra pomes que será extraída da zona das Feteiras, ilha de S. Miguel.

3.1917- É inaugurado em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, o Teatro Ideal.

4.2005- Realiza-se no Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo um Recital de Piano com Nima Sarkechil.

5. 2012- Falece o Sr. Manuel Coelho Machado, que durante muitos anos se dedicou ao Artesanato da Espadana (Phormium tenax) na freguesia dos Biscoitos (Terceira).

6.1840-  Vindo de Havre chega  à Horta o brigue francês Intrepide Corse.

7.1993- Visita o Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum o conspícuo etnólogo Henrique Coutinho Gouveia, tendo ficado “favoravelmente impressionado com as características de modernidade” daquele espaço.

8.1974- O S. C. Lusitânia é goleado pelo F.C.Porto, no Estádio das Antas (jogo para a Taça de Portugal) por oito bolas a zero.

9. 2013. É inaugurada em Ponta Delgada  a sede  do Grupo Motard Sempre Livre.

10.2015- Os primeiros Grão-mestres da Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos recordam o 22.º Aniversário da mais antiga associação báquica dos Açores no Restaurante “O Caneta”.

11. 2013- Realiza-se, em Ponta Delgada,na Universidade dos Açores – Anfiteatro C o I Encontro Daniel de Sá.

12.1971- Após quarenta e oito anos de serviço deixa de prestar serviço no Laboratório Distrital de Angra do Heroísmo, por limite de idade (70 anos),o Sr. Mateus Inácio Gomes, natural da freguesia da Ribeirinha. Como curiosidade o Sr. Mateus foi o primeiro dador de Sangue na Ilha Terceira.

13.1971- A “Açortur” assina em Lisboa a escritura de compra à “Western Uinion” da propriedade que esta companhia possui na Horta. 

14.2016- A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, com o apoio da FRUTER, promove a Feira da Flor.

15.1964- É erigido na cidade de São Leandro (Califórnia) o Monumento ao Emigrante Açoriano nos E.U.A., da autoria do escultor micaelense Numídico Bessone.

16. 2003- O Primeiro-ministro de Portugal, Durão Barroso recebe na ilha Terceira (Lajes) o Presidente dos E.U.A. George W. Bush e o Presidente do governo espanhol José María Aznar.

17.1877- A Camisaria Açoriana de Santos & Nogues sita à Rua de Jesus , 18 em Angra do Heroísmo, recebe grande sortimento de roupa branca, tanto para homem como para senhora e crianças, como camisas coleirinhos, punhos, ceroulas, assim de linho como de algodão, golas, punhos, penteadores, saias, calças, chambres, casacos , mangas etc., bordados e lisos.

18. 2000- A Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos faz-se representar no 10.º Aniversário da Colegiada dos Enófilos de S. Vicente (Lisboa).

19.1875- Um funcionário da delegação em Ponta Delgada ao Serviço Nacional de Emprego desloca-se ao distrito da Horta, mais precisamente à Ilha do Faial, tendo em vista a passibilidade de colocação de mão de obra micaelense naquela Ilha do Grupo Central do Arquipélago.

20. 1882- Reúnem-se no Governo Civil de Angra, os primeiros Bombeiros Voluntários daquela cidade. Afonso de Castro, chefe do Distrito, é o presidente honorário e Miguel de Barcelos o presidente da direcção.

21.1994- Tem início no Museu Carlos Machado na cidade de Ponta Delgada o 1.º Encontro das Instituições Museológicas dos Açores.

22.2013- realiza-se um concerto a fim de  angariar fundo para as apoiar as vítimas do temporal de 14 de março p.p. em Porto Judeu. Sobem ao palco os artistas Kit, Rita Sousa, Nuno Melo, Luís Moreira, Rui Correia, Bruno Achadinha, Susana coelho, Luigi Depadua, D4Vox Project.

23.1982- Realiza-se na Praça de Toiros Vitória, instalada na Praia da Vitória, um festival taurino. 

24.1994- Participantes no 1.º Encontro das Instituições Museológicas dos Açores visitam a Ribeira Chã, ilha de S. Miguel. É inaugurado o Museu do Vinho daquela Freguesia, assim como uma Exposição de Vinhos de Qualidade dos Açores e respectivas provas.

25.2009- Tem início nas Portas do Mar ,na cidade de Ponta Delgada, o I Festival Chá do Atlântico.

26. 1876 – Nasce na Praia da Vitória Gervásio da Silva Lima, conspícuo poeta, historiador. Escritor que se dedicou a todas as Ilhas no seu livro “A Pátria Açoreana”.

26.1971- Realiza-se na Faculdade de ciências de Lisboa uma sessão científica tendo como orador o geólogo Dr. Victor de Lacerda Forjaz, assistente da cadeira de Geologia e especialista no vulcanismo das Ilhas dos Açores.

27.2005- Realiza-se o primeiro Baile Temático no Coliseu Micaelense, Sons dos anos 60.

28.1995- O Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum participa no Colóquio APOM 95 – Associação Portuguesa de Museologia – comemorativo do 30 Aniversário da APOM - que decorre no Museu Municipal Dr. Santos Rocha na Figueira da Foz.

29.2015-  O Presidente do Governo dos Açores inaugura na cidade da Ribeira Grande, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporânea.

30. 2001- É aprovado o Regulamento Interno da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.

31. 2016- Nasce em Angra do Heroísmo Laura de Brum Sotelo Castañeda.

Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira” e “Almanaque Açores”.

Sem comentários: