segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Segunda - Feira dos Biscoitos

Biscoitos. 22 de Setembro de 1997.Tourada da 2.ª feira


Ricardo Jorge: o espírito necessário para saber aproveitar uma boa crítica com amor na amizade e na festa brava. A delicadeza das suas palavras, dos seus gestos, das suas acções, dava-lhe uma graça, um encanto inexplicável. A delicadeza era nele a flor da virtude.
A delicadeza é para as almas elevadas um dever tão imperioso como a justiça. É muito difícil encontrarem-se pessoas que façam desinteressadamente algum serviço. A devoção é a origem da tranquilidade do espírito, ela faz suportar a vida e torna doce a morte.
Ricardo Jorge Machado Mendes da Rosa foi nesta segunda-feira dos Biscoitos recordado com saudade, não só como uma autêntica enciclopédia, mas sobretudo pelo exemplo do verdadeiro Amigo.
Ricardo Jorge há muito que recebera um convite, que aceitara, para Presidente do Júri do Concurso do Toiro mais bravo desta tradicional corrida.
A sua ausência física, numa tarde cinzenta, chuvosa, dobrou a minha tristeza, também por não ter ido à apresentação de "Outras Tauromaquias" e assim não ter recebido a última carta que deixara aos amigos. Resta-me a consolação de tamanho êxito e relê-lo em casa vizinha.
Para além do Verdelho dos Biscoitos, que não foi manso, o Toiro mais Bravo foi da Casa Agrícola Rego Botelho.
O Mestre Ricardo, afinal sempre presidiu ao júri!...

"Quem parte leva saudades, quem fica saudades tem".

Sem comentários: