terça-feira, 16 de outubro de 2007

Alcatra num Concurso Gastronómico

Decorre até ao próximo mês de Novembro, um Concurso Gastronómico organizado pela Confraria Gastronómica da Amadora, no âmbito da promoção da gastronomia regional e das Confrarias convidadas, nos Restaurantes do Município da Amadora, em parceria com a Associação Amadora Viva.
A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos inscreveu a Alcatra, prato típico da ilha Terceira, uma imagem de marca da gastronomia terceirense, que será confeccionada com carne de vaca açoriana e com o generoso, mas seco, "Chico Maria"da Casa Agrícola Brum Lda., pelo Restaurante " O Carlos", propriedade de Carlos Gonçalves.
A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos será representada pela sua Vice Grão- mestre Irene Ataíde, que fará parte do júri.
Recorde-se que Irene Ataíde é Confrade Fundadora da Ordem das Alcatras da ilha Terceira, e que ao longo dos anos tem vindo a divulgar este verdadeiro ícone, recebendo os devidos louvores pela sua genuína confecção.
Representar os Açores, além fronteiras, é de uma enorme responsabilidade, não só das Associações, mas também dos municípios, secretarias regionais, enfim de quem organiza esses eventos.
Promover o melhor que temos, é um convite a visitar as nossas ilhas.




Vitorino Nemésio :



Alcatra, confeitos, vinho,
Enchei o meu coração,
Que faz mais barulho,
Que um tambor de folião!


Nas terras que meu pai lavra,
Não quero trigo nem linho;
Quero rosas, quero festas,
Quero uvas, quero vinho!


Vitorino Nemésio
in Festa Redonda

Agradecemos à Eng.ª Ana Luísa Pavão a fotografia e o rótulo ao Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Lda.

Sem comentários: