quarta-feira, 28 de novembro de 2007

257 Touradas à Corda na Ilha Terceira

Nos seis meses das festas de Verão, deste ano, realizaram-se 257 touradas à corda.
Segundo o aficionado José Pimpão, o Concelho de Angra do Heroísmo deu 149 e o da Praia da Vitória 108. As freguesias que deram mais corridas de toiros foram, no Concelho de Angra, Porto Judeu com 15 e no Concelho da Praia, Santa Cruz com 37. A freguesia vinhateira dos Biscoitos contabilizou 11.
O criador(ganadero) mais vezes solicitado foi Humberto Filipe 65 (toiradas e vacadas). Feito o balanço anual a conclusão é, uma vez mais a mesma, desde há muitas décadas :
A Festa Brava continua a entusiasmar as diferentes faixas etárias do povo e o coração terceirense bate a ritmo mais acelerado de Maio a Outubro de cada ano. Neste momento recordo as palavras do amigo Ricardo Jorge crítico tauromáquico que foi também um contador de histórias e mestre de conhecedores aficionados:
«Em dia de "Sacramento do Crisma" numa localidade rural da Ilha Terceira D. Manuel Afonso de Carvalho, então Bispo de Angra, na altura de ministrar o respectivo sacramento a uma das crianças, respeitosamente ajoelhada a seus pés, acariciando-lhe uma das faces perguntou-lhe:
- Então meu menino, quem é o teu Criador? Resposta rápida e convicta da criança.
- É o Senhor José Parreira !»
(José Parreira era um dos criadores de gado bravo com os seus "militantes", rivalizando com outros... o que acontece com os actuais criadores).
Tudo na Vida tem um Princípio e Fim. Será a "aficion" terceirense a excepção à regra?

Sem comentários: