quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Uma Alcatra, como é dado, foi a concurso

Cumprindo o calendário do regulamento do Concurso Gastronómico a decorrer no Concelho de Amadora, por iniciativa da Confraria Gastronómica da Amadora que lançou o desafio às confrarias gastronómicas e báquicas, a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, através da dedicação e saber da sua Vice Grão- mestre Irene Ataíde, levou a concurso o ícone da gastronomia da ilha Terceira, a Alcatra.
Num almoço, realizado no restaurante "O Carlos", que contou com um júri constituído pela Confraria Gastronómica do Algarve, do Touro Bravo, do Bucho de Arganil, da Carne Barrosã e da Confraria anfitriã, estiveram ainda à mesa a representante da Câmara Municipal de Amadora, do Centro Alimentar da Pontinha e da Associação Amadora Viva.
Da ementa, elaborada e supervisionada por Irene Ataíde, constava o Queijo São Jorge (uma atenção da Confraria do Queijo São Jorge), Sopa de Funcho com Feijão, Alcatra, Massa Cevada (uma oferta da Companhia dos Açores) e as tradicionais Donas Amélias.
A refeição foi acompanhada pelo conhecido vinho de Verdelho "Donatário. De referir que as Alcatras foram confeccionadas com vinho Verdelho generoso "Chico Maria" seco, tal como o anterior oferecido pela centenária Casa Agrícola Brum dos Biscoitos.
No dia 5 de Outubro destacamos "A Alcatra e o Vinho Verdelho dos Biscoitos" e a 16 de Outubro nos referimos a este evento com o título "Alcatra num concurso gastronómico".
Irene Ataíde, no fim desta prova gastronómica, mostrava-se satisfeita e confiante da Alcatra ficar uma vez mais no "pelotão da frente" da Gastronomia Nacional.





Sem comentários: