quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

" Manguitos" para agradecer?

Hoje alertamos para o facto de ser delicado e reconhecido poder originar conflitos.
O caso que vamos marrar... digo, narrar, passou-se no percurso Angra-Biscoitos, na Ilha Terceira.
Conduzindo o seu veículo, na sua rota habitual um membro da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, como é normal nas estradas dos Açores, no mesmo sentido, uma carrinha seguia ao ritmo da manada que o precedia, esta guiada, a pé, por uma senhora.
O confrade, muito naturalmente, fez menção de ultrapassar o veículo da frente, conduzido pelo empresário agrícola, dono da manada.
Como é frequente nestas situações, procurando evitar acidentes com reses que nas Ilhas se conduzem ou são conduzidas naquelas estradas, o lavrador apercebendo-se, certamente através dos espelhos retrovisores, com um gesto de mão, deu a entender que o caminho estava livre e as reses podiam ser ultrapassadas.
O nosso confrade avançou confiante mas cuidadosamente enquanto, com a mão direita aberta levantada e abanando o braço, fez uma saudação que, para muitos simboliza um delicado cumprimento de agradecimento ou simplesmente um gesto de solidariedade.
Enquanto isto, o dito confrade ouviu estridentes buzinadelas do nosso lavrador. Surpreendido e curioso, recuou procurando saber a razão daquele chamamento. Ao mesmo tempo o lavrador avançou e ao aproximar-se do confrade, desceu da carrinha enquanto o confrade abria o vidro do lado direito do seu veículo para conseguir ouvi-lo.
Surpresa das surpresas! O nosso lavrador em tom nada amistoso disse:
- Então eu ainda lhe dou sinal de passagem e o senhor faz-me Duas Bananas!!??
Atrapalhado perante o imprevisto da situação o confrade balbuciou:
- Oh! Senhor! Eu... eu estava...estava só a agradecer-lhe!!...
Resposta pronta do lavrador:
- Eu vi!... eu vi!... Eram Duas Bananas!... (manguitos!!), vá... Vá- s'imbora desapareça da minha frente!!...
O nosso confrade, habituado a conduzir por entre gado bovino e outras reses, seguiu o seu caminho concluindo que por entre todas as peripécias a que tem assistido, como protagonista ou simples espectador, esta "anedota", também era digna de registo.
Assim sendo, aqui ficou registada.


As vacas(reses) ainda não passaram, pois não há ... bosta na estrada

Sem comentários: