segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Vestígios de uma antiga adega nos Açores

A poucos metros da Presa dos Lagarinhos, zona alta da freguesia dos Biscoitos, na Ilha Terceira, encontram-se ruínas duma adega junto a vestígios de curraletas, que indicam uma área utilizada até meados do séculos XIX.
Segundo Rui de Sousa Martins - Centro de Estudos Etnológicos - Universidade dos Açores, no Boletim Verdelho da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, n.º 3 do ano de 1993, páginas 3 a 4, com título Sobre uma antiga adega da freguesia dos Biscoitos, refere:
"(...) Nos últimos meses de 1998, Luís Mendes Brum, Director do Museu do Vinho dos Biscoitos, pediu-me um depoimento sobre a referida adega, dispondo-se a colaborar com informações complementares que prolongaram o debate.
Se este projecto de pesquisa se reveste de especial interesse uma vez que os materiais construídos são considerados uma importante fonte para o conhecimento etnológico da realidade sociocultural que os produziu e utilizou, esta perspectiva não dispensa a necessária descrição, a localização cartográfica e os levantamentos fotográficos, sendo indissociável do problema da sua salvaguarda e gestão enquanto testemunhos culturais e patrimoniais".
Esta Primitiva Adega - À Presa dos Lagarinhos vem referenciada no sexto livro(32-195.155), dedicado ao concelho da Praia da Vitória, da excepcional obra Inventário da Património Imóvel dos Açores, da responsabilidade do IAC- Instituto Açoriano de Cultura.
Hoje publicamos documentação referente ao levantamento, em Dezembro/2000, vendo-se nas fotografias Paulus Brunus, Presidente do IAC e Victor Cardoso.

Foto: J.M.Magina- 1998.05.09

Foto: L.M.Brum- 1993

Foto: J.M.Magina- 1998.05.09

Paulus Brunus e Victor Cardoso
Foto: L.M.Brum- Dezembro 2000


Sem comentários: