quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Amanhã é "DIA DE AMIGAS"





É dia de comemorar aquela Amizade Transparente que é como ela deve ser e, por enquanto, só se festeja nos Açores.
Por associação de ideias e antecipação de datas, lembramos que, hoje alguém poderá querer comemorar aquela Amizade Colorida que essa sim não sendo endémica das ilhas, por elas foi adoptada e dá-se bem por lá...
Mas, para quem ainda crê que a melhor via para uma vida a dois é o casamento, sugerimos, como precaução, um "joguinho" que extraímos do Almanaque Açores de 1912. Depois de fazerem este jogo, se continuarem convencidos do êxito da vossa opção, aproveitem para mudar o vosso nome ou o da vossa(o) companheira(o) mas não deixem de ser felizes...à vossa maneira!

Jogo de Nomes

"Um curioso achou, para indicar aos aspirantes ao matrimónio, os seguintes nomes de mulheres, simbolizando a ideia ou o predicado que mais se harmonize com as sua predilecções e tendências, ou sirva de correctivo aos seus defeitos e de satisfação ás suas aspirações:
Para o ciumento - D. Constância; para o descoroçoado - D. Esperança; para o sensaborão - D. Graça; para o magnânimo - D Generosa; para o ingénuo - D. Cândida; para o guloso D. Dulce; para o melancólico - D. Soledade; para o ostentoso - D. Fausta; para o exaltado - D. Prudência; para um espírito recto - D. Justa; para um coração bondoso - D. Clemencia de Jesus ou D.Inocência dos Anjos; para o que tiver instintos cruéis -D. Barbara; para o pacato - D. Plácida; para o homem polido - D. Urbana; para o infeliz - D. Felicidade; para o que deseja felicidade e formosura - D. Felisbela; para o que prefere felicidade e riqueza - D. Felismina; para o ambicioso - D. Gloria; para o guerreiro - D. Victoria; para o católico apostólico - D. Romana; para o devoto - D. Peregrina; para o teólogo - D. Escolástica; para o aeronauta - D. Ascenção; para o enfermo - D. Sara; se a enfermidade for do estômago - D. Marcela; para o que não simpatiza com morenas - D. Branca; para o que não gosta de senhoras pequenas - D. Magna ou D. Máxima; para o que não gosta de senhoras grandes - D. Senhorinha; para p que é apaixonado por objectos de alto valor - D. Preciosa; para o que tem horror á viuvez - D. Perpetua; para o fumador de tabaco americano - D. Virgínia; para o poeta -D. Aurora Celeste; para o que tem predilecção pelos versos de 12 silabas- D. Alexandrina; para o amante de floricultura - D. Rosa D. Hortencia ou D. Flora; para o que prefere ás flores aromáticas - D. Lúcia Lima; e para o que preferir a estas as plantas medicinais - D. Valeriana Silvestre.
Finalmente para aqueles a quem o regresso da esposa ao lar seja motivo de alegria - D. Bemvinda; e para aquele que só deseja vê-la pelas costas - D. Ida.
Como se vê há aqui nomes para todas as predilecções".

Sem comentários: