terça-feira, 6 de maio de 2008

Dias Cardoso no II Simpósio das Confrarias

O Eng. António Dias Cardoso, Presidente da Câmara de Provadores da CVR- Açores abordou, cuidadosamente, " Uma Perspectiva sobre os Vinhos dos Açores" durante o II Simpósio das Confrarias Báquicas e Gastronómicas, que se realizou na Praia da Vitória, de 24 a 27 de Abril pp, e que temos vindo a perspectivar.

Durante a realização deste Simpósio os participantes tiveram ocasião de apreciar todos os vinhos dos produtores independentes dos Biscoitos (ilha Terceira) e das cooperativas açorianas. Foi notória a surpresa, agradável, em relação aos vinhos produzidos pelos produtores engarrafadores individuais dos Biscoitos, com a casta da Verdelho dos Açores(Monovarietais).

Em dia de mar manso, as ilhas do canal, lado a lado:Manuel Serpa representante da Confraria do Vinho do Pico e Jácome de Bruges Bettencourt, Grão-mestre da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, antes da intervenção do Presidente da Câmara de Provadores da CVR-Açores, Dias Cardoso.

Assistentes em perspectiva...

Irene Ataíde Secretária Geral do Simpósio e vice Grão-mestre da C.V.V.B. antes da comunicação de António Dias Cardoso, Confrade Enófilo da Bairrada

Depois da comunicação a discussão.

Relativamente à comunicação “Uma perspectiva sobre os vinhos dos Açores” foi referido que as castas tradicionais dos Açores têm potencial para fazer vinhos de qualidade, sobretudo as castas para vinhos brancos.

Não obstante a melhoria tecnológica e consequente melhoria de qualidade dos vinhos, já conseguida nos últimos anos, é necessário ainda conhecer melhor os vinhos das castas regionais, pelo que foi preconizada a realização de estudos/ensaios durante os próximos 3 ou 4 anos.

É importante que se façam vinhos monovarietais, a partir dos quais se podem constituir lotes, caso se pretenda.

Foi ainda referida a necessidade de melhorar a tecnologia de vinificação.

Sem comentários: