quinta-feira, 12 de junho de 2008

Bibliotecas e Bibliotecas

Numa das nossas idas à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, cruzamos, uma vez mais com o seu Director, Dr. Marcolino Candeias, que em jeito de um “haja saúde”, numa breve conversação e com aquele dom particular que o caracteriza, o assunto descambou para a Biblioteca, o seu passado e presente.

O Dr. Marcolino Candeias espicaçado por nós (...) é um mundo complexo e nem mesmo numa entrevista se abordaria o assunto. Mas posso dar-vos uma breve descrição do que é a nossa – a Biblioteca Pública de Angra, que além de pública é Documental e está associada a um arquivo, o nosso Arquivo outrora distrital e agora designado de regional, que por natureza é uma entidade distinta de uma biblioteca. Donde resulta que o organismo designado Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo é um 3 em 1!


As bibliotecas públicas são hoje vistas como instituições destinadas a disponibilizar ao público, de forma cientificamente organizada, toda a informação que sejam capazes de recolher e guardar, independentemente do suporte em que essa informação se encontre. Devem estar de portas e braços abertos para acolher quem quer que aos seus serviços recorra e ter pronta e na ponta da língua essa informação ou esforçar-se por ter capacidade de orientar os seus utilizadoras de melhor forma, profissionalmente competente, e de satisfazer as necessidades desses utilizadores – que vêm do público em geral – caso não possam dar resposta imediata às solicitações.


As bibliotecas públicas são vocacionadas para prestar um conjunto de serviços à população, tanto a adultos como a crianças e a adolescentes, e desenvolvem habitualmente uma série de actividades de animação, em geral em torno do livro, dirigidas para a promoção deste, como objecto fundamental no desenvolvimento das sociedades, e para a criação de hábitos duradouros de leitura.


Por isso, a nossa Biblioteca possui também uma secção infanto-juvenil (começou por ser apenas uma sala destinada a actividades de promoção da leitura para crianças) que constitui hoje uma biblioteca orientada para os mais novos, cujo catálogo ronda os 10 000 títulos. Para adultos de todas as idades, a Biblioteca Pública disponibiliza um catálogo, para empréstimo domiciliário, com cerca de 14 000 títulos.


Já a biblioteca documental, cuja função é primordialmente a de conservar as espécies, depois de cientificamente tratadas, para as disponibilizar a quem delas necessite para estudo e investigação, tem, em geral, um público mais selecto (mas - note-se bem - está aberta ao público em geral, para qualquer pessoa, portuguesa ou não), público oriundo de escolas, de universidades, academias, etc., de onde vêm professores e alunos em busca de obras científicas ou literárias que complementem ou alarguem os campos especializados das bibliotecas universitárias, ou composto por especialistas e por pessoas que têm o gosto da investigação, frequentemente da área da História, mas não só.


Além dos livros, a Biblioteca dispõe de um grande acervo de jornais, antigos e modernos, e de um acervo de legislação nacional e regional, que é de grande utilidade prática para o público em geral. No que respeita à nossa Biblioteca, a documental, o número de títulos ultrapassou já os 100 000, que cobrem as mais variadas áreas do saber.


Quanto ao Arquivo, o Dr. Marcolino Candeias acrescentou: "Esse é outro capítulo e fica para doutra vez."

E quando dizíamos até breve, uma recomendação: já agora consultem o nosso "site"http://www.bparah.azores.gov.pt/. que foi inaugurado em 23 de Abril , "Dia Mundial do Livro".

Sem comentários: