segunda-feira, 9 de junho de 2008

Herança Portuguesa em São Lourenço do Sul

Hoje publicamos um resumo do trabalho de pesquisa e apresentado pela Professora Doutora Maria Roselaine da Cunha Santos, especialista em Geografia do Brasil, no II Congresso do Divino, realizado em Porto Alegre-RS-Brasil em Novembro de 2006.

A Professora Roselaine da Cunha Santos em Angra do Heroísmo,
Maio de 2008,aquando da realização do
III Congresso do Divino Espírito Santo

O município de São Lourenço do Sul tem uma área total de 2053 km² distribuídos em oito distritos, sua população está em torno de 45.000 habitantes, distribuídos 45% zona rural e 55% zona urbana. Dista 200 Km da capital Porto Alegre(RS) e 70 Km da cidade pólo da região Pelotas, pela Br 116. Pertence a Microregião Homogênea 317-da Laguna dos Patos e a Mesoregião Homogênea da Encosta do Sudeste. Rio Grande do Sul, Brasil. Suas de altitudes variam entre 100 e 350 metros, sua geografia apresenta coxilhas e planícies. Clima temperado úmido, bem servido de águas internas em forma de arroios e rios que deságuam na Laguna. Economia assentada em pecuária e agricultura, até meados do século passado, foi o maior produtor de batata inglesa da América Latina. Hoje voltado para a produção de fumo.

A Vila do Boqueirão é a mais antiga povoação do município de São Lourenço do Sul (1º distrito). Situada na zona em que: as terras de fazenda da planície costeira da Laguna dos Patos, se encontra com a Serra dos Tapes, há 25 quilômetros do núcleo urbano, possui um contingente populacional em torno de 700 habitantes.

Fazenda Sobrado Planície Costeira

Neste lugar, originou-se um aldeamento, em torno de uma capela dedicada a Nossa Senhora Imaculada Conceição do Boqueirão, cuja data remonta ao ano de 1804. Ali se estabeleceram pequenos proprietários de terras, principalmente, portugueses do continente e das ilhas dos Açores, italianos, afros – descendentes.Todos de natureza profundamente religiosa, contribuíram para desenvolver um grande sentimento de fé, devoção e religiosidade entre os habitantes do Boqueirão e com eles o culto ao Divino Espírito Santo.

Igreja do Boqueirão

As principais manifestações de origem da Festa são: a fé religiosa, os rituais e emblemas, transmitidos de uma geração para outra como foi instituído no princípio, pela rainha Isabel de Aragão, esposa de Dom Diniz, rei de Portugal.

Missa festiva do Divino Espírito Santo no ano de 2007

As Festas religiosas no Brasil e especificamente em São Lourenço do Sul dividem-se em duas partes inconfundíveis: a parte profana, que é a que mais interessa ao Folclore, porque é ruidosa e alegre, constitui-se de leilões de gado e outros gêneros, local para venda de comestíveis, realização de jogos permitidos, coretos, bailes populares e banda de música; a parte religiosa, constituída de novenas, alvorada ao amanhecer com repicar de sinos,visita da Bandeira as residências, procissão e missa solene.Implantação do mastro quarenta dias antes da festa.

Em um local apropriado, é montado o Império do Divino onde é armado o trono e se depositam a Bandeira, a Coroa, o Cetro e Salva usados pelos festeiros e pela imperatriz. Os personagens dirigentes são: o casal festeiro e a imperatriz, mas a frente destes, segue o alferez da bandeira ou capitão do mastro.

A figura da Imperatriz e do Imperador na Festa do Divino Espírito Santo no Brasil é tão significativa que em 1822 o ministro José Bonifácio de Andrada e Silva escolheu o título de Imperador para Dom Pedro I porque o povo estava habituado com o nome de Imperador (do Divino) de que com o nome de Rei, afirma Câmara Cascudo.

Na localidade de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, encontra-se no livro tombo, já em 1890, o nome do Sr. Candido Carvalho de Abreu como festeiro da Festa do Divino Espírito Santo. A Comunidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição do Boqueirão organiza e administra o evento. O município em questão apresenta três festas religiosas de vulto e que envolve grande parte da comunidade. São elas: Festa do Padroeiro(São Lourenço); Festa de Nossa Senhora dos Navegantes;Festa do Divino Espírito Santo( Culto ao Divino).

Cabe salientar que em 1858 o hoje município de São Lourenço do Sul, era ainda um distrito da cidade de Pelotas e recebeu através de uma sociedade colonizadora grande numero de imigrantes germânicos, dos quais 81% eram Pomeranos. O desenvolvimento do município e a permanência do Culto ao Divino, é hoje objeto de nosso estudo e foi o tema apresentado no III Congresso do Espírito Santo em Ilha Terceira, no mês de maio próximo passado, sob o título: Culto ao Divino Espírito Santo – Um estudo sobre o Boqueirão – São Lourenço do Sul.

Fotos: colecção da Prof. Maria Roselaine da Cunha Santos

Sem comentários: