sexta-feira, 20 de junho de 2008

Macaronésia com Federação de Confrarias

A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, a Academia Madeirense das Carnes,
a Confraria dos Gastrónomos dos Açores ( S. Miguel) e
um representante (sem as vestes) da Confraria do Grogue de Cabo Verde.

A Academia Madeirense das Carnes, Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, Confraria Gastronómica dos Açores (S. Miguel), Cabo Verde e ainda a Grã – Canária, que não conseguiu estar presente, são os fundadores da Federação das Confrarias Báquicas e Gastronómicas da Macaronésia, cujo estudo da sua fundação foi dado a conhecer no ultimo painel de trabalhos do II Congresso das Confrarias Gastronómicas de Portugal, realizado em Ílhavo.
A criação desta Federação deve-se à Academia das Carnes da Madeira, na pessoa do seu presidente Senhor Gregório de Freitas, que tem trabalhado nos estatutos em conjunto com as já citadas Confrarias, tendo já efectuado um pré-registo oficial. As despesas foram assumidas pela Academia das Carnes da Madeira.
Embora nas reuniões que antecederam o anuncio da referida Federação tenha ficado mais ou menos delineado quantas regiões seriam abrangidas pela Federação da Macaronésia, aqui mencionadas, foi sugerido que a referida Federação abrangesse mais ilhas, logo mais países.
Irene Ataíde, Vice Grão-mestre da CVVB não esteve de acordo com a sugestão apresentada intervindo nesse sentido, considerando que se iria tentar passos de gigante, quando ainda nem uma formiga foi possível fazer caminhar, e de que todo o processo deveria ser analisado para acolher mais ilhas/regiões, lembrando que a iniciativa se deveu à Academia Madeirense das Carnes, e que a ideia original deveria ser respeitada.
MIA

Sem comentários: