sábado, 7 de junho de 2008

Males em educação pública e como remedia-los

" Nunca em Portugal teremos instituições de ensino, escolas primárias e secundárias, que eduquem a mocidade de modo a fazer dela bons e úteis cidadãos futuros, enquanto seguir-mos o caminho, em que há bastante tempo entramos e que insensatamente seguimos.
O sistema de instrução pública em primeiro lugar e os pais e as mães segundo, estão fazendo das nossas gerações novas, dos nossos rapazes e raparigas, um horda de hipócritas e dissimuladores, ou de teoristas, sem aptidões práticas para ganhar a vida, ou candidatos ao desempenho de empregos públicos, desnecessários ao país, ou o que talvez pior do que tudo isto, facilitando-lhes a entrada para cursos superiores, de direito especialmente, que pelas nossas absurdas abrem o caminho para um vida de politiquice profissional.
O pai e a mãe não tratam de visitar a escola ou escolas, que seus filhos e filhas frequentam. Deixam ao Deus ou ao diabo dará, a criança, sem averiguar, dia a dia e semana a semana, se ela estuda, se brinca, se aproveita o tempo, se o carácter dos filhos se forma nas linhas que elevam o homem e finalmente se a criança cresce como deve, mental, moralmente e fisicamente.
Noventa e nove por cento dos pais e mães não visitam as aulas, que seus filhos frequentam uma só vez ano!!
Chega-se ao tempo de exames e vem a vergonha, miserável prostituição de professorado, de os pais e as crianças, com a empenhoca, desculpem o termo, conseguirem protecção no dia das provas. E, há professores primários, assim como secundários, que olham para isto tudo, sem um protesto, sem o menor respeito pela sua dignidade social e profissional, e que até se espantam (note-se isto) quando se faz uma crítica severa a este vergonhoso procedimento!!!"

Emerson Ferreira.

In Almanch Açores Ano XIV 1918- página 106.Livraria Editora Andrade- Angra



Em 1918 era assim. Havia professores calados?? Simplesmente amordaçados???.
Em 2008 os professores, de todos os níveis de ensino olham para tudo isto e a uma só voz protestam e exigem respeito pela sua dignidade social e profissional.
Não desistem e sabem o que querem, conhecem os seus deveres e aquilo que têm direito.
Força pessoal!! façam ouvir a vossa voz, até que ela vos doa!...
Só não luta quem vive sem esperança e... a Esperança é a última a morrer!...

Sem comentários: