sábado, 21 de junho de 2008

Medalha Mérito de Prata Vermeille para a Casa Agrícola Brum Lda

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, presidida pelo Dr. Roberto Monteiro e por deliberação camarária de 27 de Maio de 2008, achou por bem atribuir a Medalha-Mérito Municipal de Prata Vermeille à Casa Agrícola Brum Lda.
A cerimónia de entrega realizou-se ontem no Auditório do Ramo Grande, na cidade da Praia da Vitória. A edilidade praiense distinguiu na ocasião outras personalidades e instituições do Concelho.

Administrada pela quinta Geração dos Brum esta empresa continua a laborar no campo da vitivinicultura. Fundada por Francisco Maria Brum, em 1890, na sua Casa das Fontinhas, sete anos depois muda-se para os Biscoitos, onde principiara um importante trabalho de reconversão da vinha com puas vindas de pés francos recolhidos, inicialmente, no Porto Martins e na Caldeira das Lajes, que foram enxertadas em bacelos vindos do Continente, os chamados localmente “resistentes” ao filoxera. Homem de espírito dinâmico e sem esmorecimento perante adversidades recuperou vastas áreas de biscoito que ia adquirindo para implantação de novas cepas.
Manuel Gonçalves Toledo Brum seguiu as pisadas do pai e constrói nova adega cujo filho, Fernando Linhares Brum, não fugindo à regra dos antecessores, com produção acrescida, dota a Casa com adequadas infraestruturas ao contexto então vivido. Reconhecendo e louvado o seu esforço e empenho como empresário, em 1987, o Presidente da República Portuguesa Doutor Mário Soares, em 10 de Junho, atribuiu o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial (Classe de Mérito Agrícola) a Fernando Brum.
Fernando Linhares de Brum, o patriarca da família,com Roberto Monteiro Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

À frente dos destinos da Casa Agrícola Brum Lda. dedicando-se aos campos da Agricultura, Pecuária e Silvicultura, Luís Mendes Brum sempre privilegiou o desenvolvimento da vitivinicultura, área que domina com grande à vontade levando tal como os seus antecessores a modernizar uma das adegas destinadas a vinhos tranquilos, com equipamentos vindos da Itália. Procedendo ao lançamento do branco “Donatário” hoje uma referência no vinho dos Açores assim como o “Da Resistência”. Aquando da passagem do testemunho aos seus filhos, em Dezembro de 2007, foi apresentado o branco “Ramo Grande”. No dia do centenário da empresa a Casa Brum abriu ao público o Museu do Vinho (dos Biscoitos). Foi mais um alto serviço prestado a nível regional e nacional, recebendo anualmente milhares de visitantes. Como espaço cultural ao serviço da população, vem disponibilizando as suas instalações para a Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos para outras acções culturais. Luís Mendes Brum foi o principal impulsionador do movimento que levou à criação da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos. Os vinhos desta Casa Agrícola são elaborados com base na casta Verdelho, como os generosos Seco, Meio – Seco e Doce com a marca “Chico Maria” em homenagem ao seu fundador e os tranquilos “Donatário”, “Da Resistência” e “Ramo Grande.
Luís Fernando Pinheiro Brum e Maria Cristina Pinheiro Brum são actualmente os responsáveis por esta Casa Agrícola, que a 2 de Fevereiro p.f. completará 119 anos de actividade. Pensamos ser um caso raro a quinta geração da mesma família, no domínio duma empresa deste tipo nos Açores.
Nota: As referências à Casa Agrícola Brum foram bebidas na Revista Verdelho , página 6 a 7. Ano 2000

2 comentários:

José Luiz disse...

Parabéns a toda a família Brum por sua paixão pelos vinhos é por isso que ganharam esse prêmio!!! Quando fazemos algo com amor e dedicação, é isso que acontece!!! Parabéns!!!

José Luiz Brum Duarte

Bago uva disse...

Caro José Luiz

A família Brum agradece as simpáticas palavras.

Abraço